Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE









PROCESSO DE OBRTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS







ETAPA – 5
ALUNA – THALITA MARTINS
PÓLO – MONTES CAROS



APRESENTAÇÃO


O Estágio Supervisionado é entendido pelo Parecer CNE/CP nº 28/2001 como o tempo de aprendizagem que supõe uma relação pedagógica entre um profissional reconhecido em um ambiente institucional detrabalho e um aluno estagiário, mediado pela presença de um professor supervisor acadêmico.
O Estágio Supervisionado deve constituir-se em ação desenvolvida enquanto vivência profissional prolongada, sistemática, intencional, acompanhada e construída na interface do projeto político pedagógico do curso e da unidade campo de estágio.
O Estágio Supervisionado é um importante espaço noqual a identidade profissional do professor constitui-se, conferindo-lhe a dimensão de sujeito, e por isso mesmo, autor de sua prática social, como produto da reflexão contextualizada na ação, sobre a ação e sobre o próprio conhecimento na ação, num processo de ressignificação constante (NÓVOA, 1995; SHÖN, 1995).
Para contemplar 400 horas de Estágio Supervisionado, esse acontecerá a partir do5º período do curso, e englobará às didáticas específicas, envolvendo a observação participante, o levantamento da realidade educacional do campo de estágio, a regência supervisionada e a necessária produção intelectual que qualifica a experiência. O estágio poderá ser feito nas escolas de Ensino Médio pública ou particular da região e será realizado em quatro etapas.
Durante os encontrospresenciais ocorridos na Cidade de Montes Claros, no período entre os dias 23/06/2012 a 04/12/2012 (etapa 4) foram passados pelos professores e pelo preceptor Sergio Duarte os procedimentos e os objetivos a contribuir para a formação de educadores capazes de analisar e interferir na realidade educacional, social, política e econômica na qual se inserem. Para alcançar suas finalidades, nós enquantoalunos deveríamos, atingir os seguintes objetivos específicos:
• Compreender o processo de trabalho pedagógico que ocorre nas condições da escola, da educação formal e não formal, e as condições de desenvolvimento do aluno;
• Identificar os processos pedagógicos que se desenvolvem na prática social concreta que ocorre nas instituições escolares e também fora delas, nos movimentos sociais;• Elaborar programações e atividades para uma classe ou escola, atendendo às especificidades de cada situação do desenvolvimento do estágio.
• Analisar e propor alternativas de soluções para as atividades profissionais observadas, considerando os seus vários aspectos, tais como: o desempenho, as relações interpessoais, a ética, a atualização, o uso adequado de materiais e de tecnologianas diversas situações do trabalho pedagógico.
• Conhecer e utilizar técnicas de ensino, adequando os procedimentos metodológicos à natureza e às características da clientela.
• Identificar, nos Planos e Projetos de Ensino, as questões da interdisciplinaridade e da contextualização do conhecimento, comprometidas com o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.
Todo esseprocesso de desenvolvimento dessa 4º etapa de ensino e estagio, foi realizada segundo a supervisão da pedagoga designada pelo diretor da Escola onde realizei o estagio.
Também obtive em todas as oportunidades, respostas há meus questionamentos por parte do meu Preceptor Sergio.

CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÄO ESCOLAR

A Escola Estadual Professor Juliano Antunes situa-se na ruaCel. Daniel da Fonseca nº 318 no Centro de Lagos Dos Patos-MG.
Fundada em 1940, mais tarde recebeu o nome de Escolas Reunidas Almirante Tamandaré. Segundo o decreto de 4.9006 de 19 de janeiro de 1956, as Escolas Reunidas Almirante Tamandaré tornou-se Grupo Escolar Almirante Tamandaré tornou-se Grupo Escolar Almirante Tamandaré. Segundo a lei 2.891 de 21 de Outubro de 1963, recebeu nova...
tracking img