Arquitetura de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1 A evolução dos sistemas operacionais
Sistemas Monoprocessados
Os antigos computadores das décadas de quarenta e cinquenta possuíam um único processador, eram difíceis de serem usados por necessitarem de muitas modificações no equipamento, como chaves a serem acionadas, montagem de fitas, posicionamento manual de cartões perfurados na maquina. Todo esse trabalho tornava o processamento lentoe pouco eficiente, por isso a execução de cada programa era denominada job.
Essas execuções de programas eram feitas uma de cada vez e cada usuário tinha um horário definido e limitado para usar a maquina. Logo após, outro usuário teria que modificar novamente a maquina para a execução do programa desejado. A transição entre cada programa era muito trabalhosa, então, começaram a surgir ossistemas operacionais para facilitar essa transição e a instalação dos programas.
Uma das melhorias que ocorreram nessa época foi a utilização de um único operador de computador. Assim todos os programas dos usuários eram entregues ao operador acompanhados, das instruções para a execução dos mesmos. Essas instruções possuíam um uma linguagem codificada chamada JCL ( job control language). Como funçãode operador não e mais utilizadahoje em dia essas linguagem se tornaram formas de comunicação direta com o sistema operacional e não mais com o operador. A execução desses grupos de jobs deram início ao chamado processamento em lotes ( batch processing). Os jobs eram ordenados em ordem de chegada para a execução. Essa organização em fila conhecida como FIFO (first-in , first-out) na verdade não eobedecida rigorosamente pois a maioria dos sistemas operacionais define prioridades de jobs, na qual os Jobs prioritários serão sempre executados primeiro.
Nesse processo uma vez que o job entrava na fila o usuário não tinha mais nenhuma interação com o programa, caso necessitasse fazer alguma alteração, só veria o resultado final. Essa separação entre o usuário e o processo de execução é aprincipal desvantagem da antiga execução de lotes.
Nas atividades em que o computador atualmente é empregado atualmente é essencial a constante interação entre usuário e maquina. Como exemplo nos sistemas bancários, também os de reservas e cancelamentos de passagens as alterações devem ser notificadas no momento em que ocorre, ainda os editores de texto e também os jogos onde a interação é acaracterística principal.
A necessidade de interação determinou o desenvolvimento dos sistemas operacionais para permitir esse dialogo entre usuário e maquina através de terminais ou estações de trabalho chamado processo iterativo. Desses sistemas surgiu o conceito processamento em tempo real. Onde a maquina coordena e executa várias tarefas de diferentes usuários cada um em seu terminal de comunicaçãocom o sistema. Num processo denominado compartilhamento de tempo (time-sharing), onde o tempo é fracionado em intervalos (time slices) e dentro de cada intervalo um job é executado e outros ficam aguardando, ao fim deste intervalo o job em execução é pausado e outro é acionado. Com a velocidade do revezamento entre os jobs se tem a ilusão de tudo estar sendo executado simultaneamente.
Na época ossistemas time-sharing chegavam a atender até 30 usuários com eficiência aceitável. Atualmente esse sistema é usado nos ambientes multiusuários como também nos de um só usuário onde é chamado de multitasking por aparentar executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Com essa técnica se percebeu que a maquina se tornava muito mais eficiente mesmo exigindo uma capacidade maior de processamento. Pois otempo em que o computador espera que o usuário faça uma nova solicitação do sistema ou que seus dispositivos terminem suas tarefas, poderia ser usado em alguma outra tarefa. Assim um lote de jobs pode ser concluído em menos tempo do que no modo sequencial.

Sistemas multiprocessados

Uma maneira mais atual de interação entra varias maquinas que se tornou popular são as chamadas Redes de...
tracking img