Arquitetura contemporanea no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Educação Superior de Brasília
Design de Interiores – 4º semestre
Movimentos Artísticos e Design
Prof.: Marcilio de Oliveira Sudério

Arquitetura Contemporânea do Brasil

Bárbara Neumann - 0914030106
Lúcia de Medeiros Dantas -1014030105
Thaynara Fraga – 1014030104

Art Nouveau no Brasil
O art nouveau se prolongou por muito tempo no Brasil, principalmente no Rio deJaneiro, integrando-se no setor da habitação popular. Também alcançou certo êxito em edifícios comerciais e industriais, ornamentados com abundante decoração naturalista ou por grades e balcões de ferro forjado com intrincados arabescos.
Essa moda do modern style, não se limitou aos dois principais centros do país. Alguns traços desse estilo podem ser encontrados em Salvador e em Belo Horizonte.Apesar de ter sido construída na época de maior impulso do art nouveau, apenas algumas casas pertencentes a personalidades locais adotaram a nova moda, conservando, ao mesmo tempo, alguns traços tradicionais; o que ocorria na maioria dos casos era apenas uma justaposição de alguns elementos funcionais e decorativos. E não se tratava de criações locais, mas sim de estruturas de ferro importadosdiretamente da Europa e depois montados na obra.
A cidade brasileira mais atingida pelo art nouveau foi Belém, graças ao comércio da borracha, teve grande desenvolvimento. A riqueza acumulada reflete-se na construção de belas residências e edifícios comerciais, onde podem ser encontrados traços do modern style, na qual a ênfase maior era dada as formas.
Esse estilo assumiu no Brasil aspectos bemdiferenciados segundo as regiões e segundo a personalidade e a formação dos arquitetos que o adotaram. Foi uma tentativa de renovação da arquitetura, uma procura de um estilo característico de sua época; não teve a mesma significação que teve na Europa. Houve uma síntese de elementos tomados de empréstimo desses estilos, principalmente da arte gótica, e de traços típicos do art nouveau. Nada deduradouro podia surgir numa época em que o gosto era tão instável. Enquanto que na Europa o modern style foi um primeiro passo no sentido de uma arquitetura realmente contemporânea, no Brasil ele não passou de mero episódio sem futuro.
A nova arquitetura brasileira foi resultado mais uma vez de uma importação pura e simples do Velho Mundo, encontrando um caminho próprio, com uma personalidade artísticagenuinamente brasileira: o neocolonial.

O estilo Neocolonial
A revolução industrial causou profundas modificações na vida contemporânea. O movimento Neocolonial foi na realidade a primeira manifestação de uma tomada de consciência, por parte dos brasileiros, das possibilidades do seu país e da sua originalidade; Sem o qual a arquitetura brasileira não seria hoje o que é. O estiloneocolonial no Brasil está ligado à busca de uma arte genuinamente nacional.
O marco de lançamento do movimento foi a conferência "A Arte Tradicional no Brasil" ditada em 1914 na Sociedade de Cultura Artística de São Paulo pelo arquiteto e engenheiro português Ricardo Severo. Na conferência, Severo defende o estilo colonial brasileiro de raízes lusitanas como o verdadeiro estilo nacional, em contraposiçãoao ecletismo e o revivalismo da arquitetura da época que, segundo Severo, representavam estilos estranhos à tradição brasileira.
Mas Ricardo Severo não se limitou a conduzir com vigor sua campanha em favor do estilo colonial brasileiro, deu o exemplo, construindo belas residências. O caráter dessas residências provinha do emprego sistemático de elementos tomados de empréstimo à arquitetura civilportuguesa dos séculos XVII e XVIII: varandas sustentadas por simples colunas toscanas, telhados planos com largos beirais, feitos de telhas-canal e tendo nos vértices, uma telha em forma de pluma virada para cima, rótulas e muxarabis de origem muçulmana, azulejos fabricados diretamente no Porto recobrindo as paredes das varandas e frontões com pináculos tomados de empréstimo à arquitetura...
tracking img