Arquitetura bizantina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA BIZANTINA
A arte bizantina teve seu início em Bizâncio, na cidade de Constantinopla, e se desenvolveu no século IV como junção das culturas da Àsia Menor e Síria. O império bizantinotinha 3 bases: a política, a religião e a economia. A religião oficial era o cristianismo, utilizando muito rituais e imagens. É uma arquitetura evidentemente palaciana, ligada a corte deConstantinopla.
A arte bizantina é cristã e nasceu da necessidade decorativa das Igrejas. A harmonia das formas gregas foi substituída pela imponência e riqueza de detalhes. Naquela época era desconhecida aperspectiva, o volume e a profundidade, era aplicada profusão nas superfícies planas, onde eram criados os elementos mais luxuosos e detalhados que acompanhavam as figuras.
A religião ortodoxa funcionavacomo censora, o clero estabelecia as verdades sagradas e os padrões para as representações divinas de Cristo, Apóstolos, Virgens e até mesmo do Imperador, que era absoluto, portanto tinha poderesilimitados sobre todos os setores da sociedade, era o representante de Deus na terra, com a mesma autoridade que teriam os Apóstolos. Aos artistas cabia apenas construir a representação dentro das normasestabelecidas pelo Clero, pouco importando a criatividade que possuíam. Essa rigidez que havia quanto ás representações artísticas explica o caráter convencional e a uniformidade no desenvolvimentoda arte bizantina.
As primeiras igrejas seguiram um modelo pronto. Eram como as salas da basílica grega (casa do imperador). Possuíam uma galeria, que poderia ou não ser ladeada de torres, que davaacesso à nave principal, separada por algumas fileiras de colunas de uma ou duas naves laterais. A arquitetura bizantina alcançou seu marco máximo de expressão com a construção das igrejas. Houve umafastamento da tradição greco-romana e uma leve influência persa, mas muito diferente das tradições ocidentais. Na arquitetura bizantina, se desenvolveram as igrejas com planta em forma de cruz...
tracking img