Arquitectura do ferro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A arquitectura dos engenheiros
A arquitectura europeia, na segunda metade do séc. XIX, evoluiu segundo os padrões românticos.
Defendia-se, no ensino, que a arquitectura artística devia ocupar-se dequestões formais e estéticas da edificação. A posição academista também impediu os arquitectos de se actualizarem: não houve aceitação dos novos materiais e sistemas construtivos e não revolucionaramformalmente o suficiente para se poder chamar de revolucionário qualquer estilo que então se experimentava.
No entanto, com outra abordagem diferente à arquitectura, os engenheiros, mais preocupadoscom a funcionalidade, secundarizam a estética. Com o crescimento demográfico acentuado nas cidades, foi preciso alojar milhares de pessoas, o que deu origem à construção em altura e,subsequentemente, a problemas do foro construtivo que precisavam de ser resolvidos. Foi preciso, portanto, remodelar os sistemas construtivos vigentes.
Os engenheiros, face a este problema, usaram criativamente assuas potencialidades científicas, que lhes permitiam ir muito mais longe do que os arquitectos. Aplicaram, deste modo, os saberes científicos no ramo da física, novos equipamentos e meios construtivose novos materiais. Esta visão mais pragmática, mais funcionalista e racional acabou por ser um dos fundamentos da arte moderna.
Entre os novos materiais, o ferro ganhou um papel muito importantedevido à sua resistência, preço e plasticidade. Permitia, entre outros, vãos abertos muito maiores, que deixavam entrar a luz, podendo ser usados sem que delimitassem um espaço interior.
O ferro foiinicialmente usado na construção de pontes. Depois de testada a sua eficácia, foi então transferido para a construção de edifícios com grandes vãos.
No princípio, a não aceitação do ferro foi evidente:este era escondido com estruturas em pedra, mármore e tijolo. Mais tarde foi usado explicitamente em edifícios como estações de caminhos de ferro. O primeiro edifício a receber este tratamento foi o...
tracking img