Arquiotetura de computadores

1027 palavras 5 páginas
OBJETIVOS

• • • •

O que é Microarquitetura O que é ISA Performance Suas aplicações.

INTRODUÇÃO



A microarquitetura é a descrição de um circuito elétrico de um computador, uma unidade central de processamento ou um processador digital de sinais, que é suficiente para descrever completamente a operação de hardware.

HISTÓRICO



Desde 1950 muitos computadores utilizam multiprogramação para implementar seus controles lógicos que decodificam as instruções que executam. O termo microarquitetura foi usado para descrever as unidades que eram controladas pelo microprograma.

DEFINIÇÃO



A microarquitetura está relacionada com a arquitetura do set de instruções porém não é a mesma coisa. A microarquitetura de uma máquina é usualmente representada como diagramas que descrevem as interconexões dos diversos elementos da microarquitetura da máquina.



DEFINIÇÃO



Uma microarquitetura é dividida em duas partes: uma parte operativa e a outra de controle. A microarquitetura consiste de uma unidade de controle e de registradores visíveis pelo programador, unidades funcionais como a ALU, e quaisquer registradores adicionais necessários à unidade de controle.



PONTOS IMPORTANTES



Uma microarquitetura simples, especialmente se ela incluir microcódigo, pode ser usada para implementar muitos diferentes sets de instruções através da troca do controle de armazenamento. Duas máquinas podem ter a mesma microarquitetura.



PERFORMACE



Decisões de projeto a nível de sistema (por exemplo, decidir se periféricos como controladores de memória devem ou não ser incluídos), podem ser consideradas parte do processo de projeto da microarquitetura. Estas decisões envolvem níveis de performance e conectividade destes periféricos. Diferentemente de projeto de arquitetura, onde obter um nível de performance específico é o principal objetivo, o projeto de microarquiteturas se concentra mais em outras restrições.


Relacionados

  • Conceito da Logica
    2660 palavras | 11 páginas
  • Uma nova agenda para a arquitetura
    45682 palavras | 183 páginas