Armazenamento magnetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
11.0 Armazenamento magnético
Ao longo dos últimos anos , os matérias magnéticos se tornaram muito importante na área de armazenamentode informações; de fato , o arquivamento magnético se tornouvirtualmente a tecnologia universal para o armazenamento de informações eletrônicas. Isso é evidenciado nas fitas de áudio, discos rígidos de computadores, cartões de credito etc.
Essencialmente, os bytesde computador, o som ou as imagens visuais na forma de sinais elétricos são gravados em segmentos muito pequenos do meio de armazenamento magnético-uma fita ou um disco.
A transferência e arecuperação da fita ou do disco são obtidas através de um cabeçote indutivo de leitura e gravação, o qual consiste basicamente em uma bobina ao redor de um núcleo de material magnético, no interior do qual éfeito uma abertura. os dados são introduzidos pelo sinal elétrico na bobina, que gera um campo magnético através da abertura. Esse campo magnetiza uma pequena área da fita ou disco na região docabeçote. Com a remoção ou interrupção do campo, a magnetização permanece;ou a seja, o sinal foi armazenado.
Além disso, existe cabeçote com funções de leitura, ou seja ,“ler” o que estar armazenado na fita ouno disco. O funcionamento é dado assim: conforme o disco ou a fita passa pela abertura na bobina do cabeçote, acontece uma mudança de campo magnético,e assim induzindo uma certa voltagem, que podeser amplificada e convertida na sua forma original.
Recentemente , foram introduzidos cabeçote híbridos, com a função de gravar e ler em uma única unidade .
Os principais meios magnéticos são oparticulado e o filme fino.o particulado: consiste em partículas muito pequenas em forma de agulhas ou aciculares. Normalmente de ferrita. Essas são aplicadas e coladas sobre uma película (para fitamagnéticas) ou sobre discos metálicos. Na fabricação as partículas são alinhadas paralelamente ao movimento de passagem no cabeçote. Cada partícula é um único domínio que só pode ser magnetizado com o seu...
tracking img