Richard sennet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Richard Sennett



[pic]









Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC

Departamento De Artes e Arquitetura

Disciplina: Estudos Sociais Sobre a Cidade

Professor: José Eduardo Ribeiro Macedo

Alunos: Lara Resende

Marina Borges

Nathalia Louly

Sérgio Henrique

Vanessa MatosSumário:

1. – Introdução

2. – Contexto Histórico

3. – Principais Obras

4. – Contribuição para a Arquitetura e Urbanismo

5. – Importância e aplicabilidade do autor na atualidade






1 – Introdução

Richard Sennett (Chicago, 1 de janeiro de 1943), é um sociólogo e historiador norte-americano professor da Faculdadede Economia de Londres, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e da Universidade de Nova York. É também romancista e músico. Casado com a socióloga Saskia Sassen, sua obra mais conhecida é O declínio do homem público.

Richard Sennett cresceu em um bairro pobre de Chicago, filho de imigrantes russos. De 1956 a 1962, estudou musicologia e violoncelo na prestigiosa Faculdade deJulliard de Nova York. Uma lesão na sua mão esquerda, entretanto, determinou o fim de sua carreira musical.

Graduado em sociologia (1964) pela Universidade de Chicago, obteve seu Ph. D . (doutoramento)em Harvard, em 1969. Naquele mesmo ano, iniciou seus estudos de história.

Professor e pesquisador de Yale de 1967 a 1968, em seguida torna-se diretor de um programa de estudos sobre a famíliaurbana no Instituto de Cambridge, um centro de pesquisa sociológica fundado por ele, em Cambridge.

Desde 1973, Sennett ensina história e sociologia na Universidade de Nova York, onde fundou em 1975 o Instituto de Ciências Humanas em Nova York, que dirigiu até 1984. Desde 1988, é professor de teoria social e teoria cultural e coordenador acadêmico da Faculdade de Economia de Londres e, desde 1998,diretor do Programa Cidades.

De 1988 a 1993, esteve à frente da Comissão de Estudos Urbanos da UNESCO e, desde 1996, dirige Conselho Relativo ao Trabalho. É consultor da UNESCO na área de planejamento urbano.

Foi membro do Centro de estudos avançados de ciências comportamentais e é membro da Academia Americana em Roma, da Academia Americana de Artes e Ciências, do Instituto de Arquitetura eUrbanismo em Chicago e da Sociedade Real de Literatura.

Levado à sociologia por Hannah Arendt, Sennett também reconhece a influência de Michel Foucault sobre seu trabalho. A princípio interessado na vida dos trabalhadores em meio urbano, aborda questões ligadas à arquitetura.

Posteriormente amplia seu campo de estudos, analisando a corrosão do caráter induzida pela instabilidadeprofissional sob o capitalismo flexível. Baseia-se em relatos de vida, notadamente de trabalhadores condenados à mobilidade, que não lhes possibilita o estabelecimento de vínculos duráveis. Através do estudo da cidade moderna, interessa-se por questões ligadas à sociabilidade e ao trabalho, e particularmente, pela figura do exilado, cuja origem e formação não podem ser compreendidas pelos outros.

Seusprincipais interesses estão na área de desenvolvimento social e arquitetural de cidades, mudanças no mundo do trabalho e sociologia da cultura.






2 – Contextos Histórico

Levado a sociológica por Hannah Arendt, ele também reconhece a influência que Michel Foucault teve sobre seu trabalho. Este pertence ao estudo cultural, mas não completamente, no sentido usual da palavra, em vezdele focalizar a cultura popular, ele explora relatos da vida, notadamente de trabalhadores condenados a mobilidade, que não os possibilita o estabelecimento de vínculos duráveis. Atraves de estudos da cidade moderna interessa-se por questões ligadas a sociabilidade e ao trabalho, e particularmente, pela figura do exilado, cuja origem e formação não podem ser compreendidas pelos outros. Seus...
tracking img