Armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
BENEDITA DE ASSIS
BRUNA MAGALHÃES EMILIANO
LÍGIA ROBERTA MESQUITA
MÓISES GASPAR
PAULO EDUARDO
FULANO 1
FULANO 2222

ARMAZÉM

Mogi das Cruzes, SP
2010

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
BENEDITA DE ASSIS
BRUNA MAGALHÃES EMILIANO
LÍGIA ROBERTA MESQUITA
MÓISES GASPAR
PAULO EDUARDO
FULANO 1
FULANO 22222

ARMAZÉM

Mogi das Cruzes, SP
2010SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 DEFINIÇÃO DE ARMAZENAGEM 05

2.1 Tipos de Armazém 05

2.2 Vantagens e Desvantagens 07

3 ATUALIDADES NA ARMAZENAGEM 08

4 ELO DA LOGÍSTICA COM A ARMAZENAGEM 11

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

No início dos anos 90, o lead time médio para uma empresa processar e entregar mercadorias, do estoque de um armazém até o cliente,variava de 15 a 30 dias, às vezes mais. A situação típica para entrada, liberação e entrega do pedido, envolviam processos, no qual, se ocorriam da maneira esperada, o prazo médio para o cliente receber os itens pedidos era demorado. Quando algo dava errado, como falta de estoque ou uma entrega mal direcionada, o prazo total para o atendimento do cliente aumentava rapidamente.

Para minimizareste tempo de entrega e visando a melhoria no atendimento, uma vez que o mercado global migrava para maiores informações, internet, disponibilidade de produtos conforme desejo do cliente, entre outros, tornou-se prática comum estocar mercadorias.

Neste processo de mudança no mercado, buscando minimizar a escassez de produto e trabalhar o poder de compra dos consumidores, o interesse por umaescolha maior de produtos e serviços aumentando todos os dias, a armazenagem incorpora sua contribuição no processo das operações logísticas. Um armazém é normalmente visto como um lugar para se guardar ou armazenar produtos ou materiais. Entretanto, nos sistemas de logística contemporâneos, a funcionalidade dos armazéns pode ser mais bem compreendida como um conjunto de produtos.

2.DEFINIÇÃO DE ARMAZENAGEM

Desde os primórdios da organização, o Homem em determinadas épocas se encontrava com dificuldades em conseguir materiais, alimentos, ferramentas, dentre outros, que viriam a ser necessários para sua sobrevivência nos períodos de falta. Analisando essa alternância de períodos tais de fartura e escassez, os povos para seu abastecimento necessitavam de um meio de se manterem,sendo que instintivamente o ser humano percebeu que poderia guardar todos estes itens para os momentos futuros de necessidades.
A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes às suas necessidades atuais, ou ainda para permutá-lo com outros produtos dos quais não dispunha(escambo). (Rodrigues, 2007, p.11)
Os armazéns surgiram da conseqüência de uma grande necessidade de reter mercadorias de forma apropriada de modo a preservar as características dos produtos e facilitar a circulação e distribuição de mercadorias. De acordo com Rodrigues (2007, p.12) “[...] os Egípcios construíram os primeiros depósitos de que se tem notícia, com o objetivo especifico de armazenar papirose o trigo excedentes, produzidos no fértil Vale do Nilo, para posteriormente carregá-los em navios e trocá-los [...]”.
Um armazém propriamente dito é o ambiente para estocagem de produtos, sendo finais ou não, que respeita toda uma norma de segurança especifica que varia de acordo com o produto em questão, este espaço físico atualmente é muito bem planejado para a estocagem, preocupando-se comsaídas emergenciais, corredores de trafego dos veículos de carga, dentre outras importâncias a serem relevadas.
Um armazém é um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semi-acabados ou acabados a espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição. Age também como regulador do fluxo de mercadorias entre a disponibilidade e a...
tracking img