Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 121 (30006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

ÚLCERAS DE PRESSÃO: UM ESTUDO COM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

NIEDJA CIBEGNE DA SILVA FERNANDES

NATAL-RN 2005

Niedja Cibegne da Silva Fernandes

ÚLCERAS DE PRESSÃO: UM ESTUDO COM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVADissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para obtenção do título de Mestre em Enfermagem.

Orientador: Prof. Dr. Gilson de Vasconcelos Torres

Natal- RN 2005

FICHA CATALOGRÁFICA

Fernandes, Niedja Cibegne da Silva. Úlceras de pressão: um estudo com pacientes de unidade de terapia intensiva/ Niedja Cibegne da Silva Fernandes.- Natal, RN, 2005.139 f.: xvii il. Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 1. Úlcera de pressão – Etiologia - Dissertação. 2. Unidade de terapia intensiva – Dissertação. 3. Pacientes – Dissertação. I. Torres, Gilson de Vasconcelos. II. Título. CDU 616-002.44(043.3)

NiedjaCibegne da Silva Fernandes

ÚLCERAS DE PRESSÃO: UM ESTUDO COM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como exigência para obtenção do título de Mestre. Aprovada em 22 / 07 / 2005, pela banca examinadora.

PRESIDENTE DA BANCA:Professor Dr. Gilson de Vasconcelos Torres (Orientador) (Departamento de Enfermagem/UFRN) BANCA EXAMINADORA: _________________________________________________ Professor Dr. Gilson de Vasconcelos Torres - Orientador (Departamento de Enfermagem/UFRN) __________________________________________________ Professora Dra. Telma Ribeiro Garcia - Titular (Departamento de Enfermagem/UFPB)__________________________________________________ Professora Dra. Glaucea Maciel de Farias - Titular (Departamento de Enfermagem/UFRN) __________________________________________________ Professora Dra. Raimunda de Medeiros Germano - Suplente (Departamento de Enfermagem/UFRN)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais, Paulo Fernandes do Rego e Albertina da Silva, pelo exemplo de vida, responsabilidade,honestidade, pelas constantes lições, incansável incentivo e apoio que sempre demonstraram em todos os momentos da minha vida. Aos meus irmãos Pauloalbert Cibegne e Nigéria Cibegne, pelo estímulo e confiança que manifestam por mim, e que juntamente com os meus pais estavam sempre apoiando e torcendo por mim, durante toda essa trajetória. Se cheguei até aqui é porque vocês em muito contribuíram paraque isso acontecesse....... Que o nosso Grandioso Mestre com sua infinita bondade os abençoe e ilumine seus caminhos sempre. Agradeço a Deus pelo privilegiado de ter me concedido como entes queridos pessoas tão maravilhosas..........Vocês são meu bem mais precioso. Amo vocês!

Uma dedicação especial a todos os pacientes portadores de úlcera de pressão, que Jesus deixe recair sobre todos vocêsmuita luz, força e fé para que posam superar os obstáculos durante a caminhada da vida.

AGRADECIMENTO ESPECIAL

Ao Prof. Dr. Gilson de Vasconcelos Torres pela pessoa compreensiva, amiga, disponível, incentivadora e, acima de tudo, repleta de muita luz que és. Gostaria de deixar aqui registrado o quanto aprendi com a sua

pessoa.......aprendi não só a fazer pesquisa, mas aprendi também comseus vários exemplos de vida, como: respeito, dedicação e disciplina. Foram muitos os seus ensinamentos no mundo da pesquisa, porém quero que saibas que muito também me ensinaste a caminhar na tortuosa estrada da vida......para mim esse é o verdadeiro Mestre. Muito obrigada pela tolerância, pela paciência e pela força que sempre me deste. Que Deus com sua infinita sabedoria lhe abençoe e ilumine...
tracking img