Arirene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Moça do Brinco de Pérola
"Moça com Brinco de Pérola" é uma das mais famosas pinturas na história. Considerada a "Mona Lisa" holandesa, pouco se sabe sobre sua real inspiração. Sua obra da-se aidéia de ser uma arte barroca Isso porque a vida de seu criador, o holandês Johannes Vermeer, é envolta em mistério.
Sabe-se pouco da história de Vermeer: nasceu em 1632, em Delft, na Holanda,casou-se aos 20 anos com Catarina, uma jovem rica, e morreu aos 43 anos, em 1675. Das obras que realizou, 35 são conhecidas e calcula-se que cerca de 20 estejam perdidas.
Essa névoa biográfica foisuficiente para que a escritora Tracy Chevalier escrevesse o romance "Moça com Brinco de Pérola" , uma fantasia sobre o que levou Vermeer a realizar sua obra-prima, que se estima ter sido criada porvolta de 1665.
A produção, uma adaptação fiel à publicação, apresenta um Vermeer angustiado pelas pressões da sogra, a comerciante de suas obras. Naquela época, pintar era um trabalhoartesanal realizado por encomenda. A libertação de Vermeer ocorre com o envolvimento com a sua nova empregada.
Histórias de amor impossível são mais que clichê na cinematografia mundial, e o filmenão foge a ele: mantêm uma paixão platônica, pois ele é casado, e ela, cortejada pelo filho de um açougueiro.
Entretanto, e esse é o grande mérito do filme, a reconstrução da Delft de Vermeerdo século 17 faz com que o espectador consiga entrar na visualidade da obra do pintor, que retratava, de fato, mais empregados em ambientes internos do que seus mecenas.
Porém, a realidadetalvez tenha sido bem mais melancólica que a projetada no cinema. Sabe-se que Vermeer morreu pobre e que a viúva Catarina doou quadros ao conselho municipal em troca de uma magra pensão. Pior: depoisde sua morte, em 1675, o pintor foi esquecido e só renasceu para História em 1866, quando seus quadros voltaram a ser admirados pelo brilhante uso da luz e pelas composições inteligentes e cores...
tracking img