Areas protegidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia e Geologia Ano letivo 2011/2012


-------------------------------------------------
Índice

Introdução________________________________________________________________________Página 3
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros__________________________________________Página 3
Identificação e Localização____________________________________________________Página 3Breve história da criação e progressos___________________________________________Página 4
Principal fauna, flora e outras caraterísticas protegidas______________________________Página 4
Importância da conservação da fauna, flora e outras caraterísticas_____________________Página 9Conclusão_______________________________________________________________________Página 10
Bibliografia_______________________________________________________________________Página 10

2

-------------------------------------------------
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e tem como objetivo tomarmos conhecimentos acerca do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
O trabalho consiste basicamente numaapresentação daquilo que é o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros tendo em conta, principalmente, tópicos como a identificação e localização da área protegida, breve história da sua criação, principal fauna e flora ou outras caraterísticas protegidas e importância da conservação, entre outros.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros-------------------------------------------------
Identificação e Localização
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é uma área protegida com cerca de 38 900 hectares de área e que tem como objetivo a proteção e conservação dos seus aspetos naturais assim como a defesa do património arquitetónico lá existente.
Este Parque Natural abrange os municípios de Alcobaça e Porto de Mós no Distrito de Leiria e Alcanena, RioMaior, Santarém, Torres Novas e Ourém no Distrito de Santarém.
O parque está enquadrado no Maciço Calcário Estremenho, abrangendo as duas serras que lhe dão o nome e ainda o planalto de Santo António e o planalto de São Mamede, constituindo assim a mais importante formação calcária em Portugal.
3
Derivado das movimentações tectónicas e da modelação do terreno, o Parque encontra-sedelimitado por unidades geológicas resultantes da formação de falhas: depressão de Alvados, polje de Mira-Minde e depressão da Mendiga. (http://pt.wikipedia.org)
Ilustração 1- Localização do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

-------------------------------------------------
Breve história da sua criação e progressos
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros foi criado a 4 deMaio de 1979 pelo Decreto-Lei Nº 118/79 e tem como objetivo a proteção e conservação dos seus aspetos naturais assim como a defesa do património arquitetónico lá existente.
Mais tarde, foi aprovado o Plano de Ordenamento e do Regulamento do PNSAC a 12 de Janeiro de 1988 pela Portaria Nº 21/88 e o regulamento de construções no Conselho Geral do Parque a 20 de Junho de 1990 tendo como objetivoa gestão e controlo do espaço construído.
Por último, foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 76/00, de 5 de Julho de 2000 o sítio "Serras de Aire e Candeeiros" (para integração como Sítio de Interesse Comunitário na rede Natura 2000). (http://pt.wikipedia.org)

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Principalfauna, flora e outras caraterísticas protegidas

Fauna
Em termos da presença de mamíferos, devido à existência de grande quantidade de grutas e outro tipo de cavidades rochosas, não é de estranhar que existam no parque algumas espécies de morcegos. Cabe salientar a presença das seguintes:
* Morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii)
* Morcego-lanudo (Myotis emarginatus) - (único...
tracking img