Archigram

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os antecedentes do movimento Archigram apontam para diversos processos de revisão formal contra uma possível retomada de algunso dos princípios arquitetônicos e formais do Movimento Moderno. Economicamente, tratava-se de um período de prosperidade e desenvolvimento dos países capitalistas, dentre eles a Inglaterra, local de onde vinham os membros do movimento. Inseridos em um contexto culturalde otimismo tecnológico, evidenciado com a chegada do homem à lua, suas propostas foram fomentadas pela concepção fantasiosas de arquiteturas sobre o mar e mesmo no espaço. Segundo Montaner, o surgimento de novos instrumentos tecnológicos como os túneis de vento favoreciam uma aproximação da arquitetura aos métodos da indústria naval e aeronáutica. No contexto artístico, o movimento adotuo muitoda postrura crítica da cultura pop e de sua ideologia apontada à sociedade de consumo.
Dentre os principais membros e arquitetos do movimento cabe destacar: Cedric Price, Micheal Webb, Peter Cook, Dennis Crompton, Warren Chalk e Ron Herron. O grupo tinha o hábito de publicar suas propostas em edições seriais da Revista Archigram (entre 1961-70) e com ela divulgar novas imagens de projetosexperimentais de arquitetura fundada em práticas tecnológicas radicais, muitas delas irrealizáveis mesmo hoje em dia. Apesar disso constituem base fundamental e exercem forte referência para a arquitetura contemporânea. Archigram oferece uma nova visão da cidade do futuro, uma visão utopista, mas crítica, revestida de uma concepção de rede de protestos. Em 1966 publicam "Pra lá de Arquitetura", umareação possíval a publicação de Le Corbusier "Por uma arquitetura", com uma conduta assumidamente anti-monumental e propositiva de uma "cidade viva". Muitos projetos de intervenção eram desenvolvidos tendo a cidade de Londres como campo de teste e experimentação. Alguns críticos chegavam a chamá-losdo de fascistas, uma vez que seus projetos se assemelhavam a máquinas de guerra, totalitários. Isso erana verdade um grande equívoco, e um julgamento extremamente superficial. Pelo contrário, os ideais do movimento equivaliam a uma rejeição da arquitetura convencional, neoclássical, neomodernista, neoneo. Naquele momento podiam ser considerados a vanguarda ideológica britânica arquitetônica, e responsáveis pela proposição, lançamento e desenvolvimento de novas atitudes em relação a vida numacivilização industrial avançada. Para o bem ou para o mal, detinham forte confiança numa racionalização tecnológica.
O contexto político dos anos 70 era de virada: a classe emergente dos estudantes polemizando e buscando ultrapassar os ideais arquitetônicos mais antigos tanto em engenho quanto criatividade. Grupos independentes de arquitetura associavam futurismo, cultura de consumo e massa,cibernética, ciência e ficção, automóveis, publicidade, cinema, numa clara interdisciplinaridade sem fronteiras. Resquícios da experiência da guerra ainda alimentavam a reflexão com relação às relações sociais e políticas. O nome Archigram foi pensado como metáfora de um telegrama direcionado aos problemas culturais gerais. O grupo se considerava uma "válvula de escape para o pensamento". Sua ideologiaera, como todo grupo de contestação e esquerda, de oposição à perspectiva de estaticidade, defendendo a criação dialética, a liberdade pessoal, ao ambiente flexível e aos desejos individuais, influências estas últimas possivelmente aos situacionistas. Pressupunham uma modificação drástica no cenário humano e urbano em múltiplas escalas, desde elementos do cotidiano, até a estrutura dos edifícios ecidades.
Características Conceituais

O conceito Action Architecture proposta pelo movimento considerava a arquitetura um evento ativo, uma instância definidora de idéias, fatos, fluxos de informação. Tal modelo de entendimento torna a arquitetura um evento, uma ocorrência, ao contrário de ser uma tradução física de uma idéia pré-estabelecida. Esta abordagem tenta superar a valorização da...
tracking img