Arcangelo corelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arcangelo Corelli (1653-1713)

Arcangelo Corelli foi um violinista e compositor italiano de música barroca, que exerceu uma grande influência sobre seuscontemporâneos e também à geração seguinte de compositores.
Ele é lembado por títulos como, "O primeiro grande violinista do mundo", e "Pai do Concerto Grosso".

O ConcertoGrosso é um concerto onde um pequeno grupo de solistas se contrasta com uma orquestra. Em Corelli, o menor grupo é composto por dois violinos e um violoncelo, e o maiorde uma orquestra de cordas.

Suas contribuições podem ser divididas de três formas, como violinista, compositor e professor. Foi a sua habilidade no violino e suasturnês extensas e muito populares em toda a Europa, que fez com que o instrumento ganhasse lugar de destaque na música. 

A popularidade de Arcangelo Corelli comoviolinista foi tão boa quanto como compositor. Sua música foi executada por toda a Europa Apesar de seu repertório ser pequeno, incluindo os seis números de opus; É emseu concerto grosso de numero opus seis que alcançou seu pico criativo e também trabalhou com mais dedicação.

Apesar de Arcangelo Corelli não ter sido o inventor doConcerto Grosso, foi ele quem o popularizou, e escreveu a primeira grande composição para o modelo.

Suas composições são distinguidas por um belo fluxo de melodias epor um tratamento delicado do acompanhamento, que ele mesmo diz ter libertado das rigorosas regras do contraponto. Arcangelo Corelli foi o primeiro compositorespecializado em música instrumental a se tornar reconhecido como "clássico".

Bibliografia
Corelli, his Life and Work, English translation H.E.M. Russell (New York, 1956)
tracking img