Inclusao social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A inclusão do Portador de Necessidades Especiais em Âmbito Social e Escolar


Este trabalho aborda o tema inclusão do portador de necessidades como um dos novos paradigmas da educação brasileira, legalmente amparado pela Lei nº 9394/96, o qual delega à família, à escola e à sociedade o compromisso para a efetivação de uma proposta da escola para todos.
A história revela para a humanidade ocaminho da exclusão social e humana do homem. Se, no passado, o individuo com algum comprometimento era banido da sociedade através da morte, hoje, este tipo de eliminação não é mais praticado, porem, uma exclusão sutil acontece através das instituições, como cadeias, asilos e tantas outras que foram criadas com este objetivo: segregar o "diferente" da sociedade. Marques in MANTOAN (1997, p.20) diz"enquanto a pessoa esta adequada às normas, no anonimato, ela é socialmente aceita. Basta, no entanto, que ela cometa qualquer infração ou adquira qualquer traço de anormalidade para que seja denunciada como desviante".
"A década de 60, por exemplo, testemunhou o boom de instituições especializadas, tais como: escolas especiais, dentro de habilitação, oficinas protegidas de trabalho, clubessociais especiais, associações desportivas especiais" SASSAKI (1997, P.31), criadas concebendo a ideia de proteger o diferente e, apos, reintegra-lo ao convívio social. Na realidade, estavam considerando muito mais a questão social do que o desenvolvimento como um todo.
O próprio termo reintegração já traz implícita a ideia da desintegração. “Só é possível reintegrar alguém que foi desintegrado docontexto social e esta sendo novamente integrado” Marques in MANTOAN (1997, p.20).
A pessoa portadora de alguma deficiência convive socialmente com sua família, porem este convívio não se estende na escola, no clube, na igreja e nas outras áreas da sociedade porque é colocada como um ser diferente. Made in MANTOAN (1997, p. 45) aponta como causa os seguintes conceitos básicos:
- Pessoas portadorasde deficiência não correspondem às expectativas, são anormais, diferentes (estigmatização).
- Pessoas portadores de deficiência não são muito capazes, são pouco produtiva (“apêndice inúteis da sociedade”), (Fernandes, 1995);
- Pessoas portadores de deficiência são estigmatizadas, o estigma cria preconceitos que, por si, gera medo, e o medo provoca ignorância e afastamento;
- Pessoas portadoresde deficiência não se encaixam nos valores da sociedade.
Com essas ideias, buscou-se a educação individual no P.N.E como forma de aproximação com os seres normais, a fim de desenvolver sua normalidade para melhor integra-los através de sua aprendizagem. “A ideia inicial foi, então, a de normalizar estilo ou padrões de vida, mas isto foi confundido com a noção de “tornar normais às pessoasdeficientes” SASSAKI (1997, p. 32)
Foram pelas lutas pelos direitos das pessoas portadores de deficiência, na década de 80, que a pratica da integração social se torna mais presente. Porem foi os novos conhecimentos avançados na comunidade cientifica que perceberam a integração insuficiente para o contexto, considerando que esta população não participava de maneira plena e igual aos demais.Considerando que a diferença é inerente ao ser humano, e reconhecendo a diversidade como algo natural, em que cada ser poder usar de seus direitos coletivos na sociedade, um novo conceito surge, denominado inclusão. “Este é o termo que se encontrou para definir uma sociedade que considera todos os seus membros como cidadãos legítimos” Mader in MANTOAN (1997, p. 47).
“Conceitua-se na inclusão social como oprocesso pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papeis na sociedade” SASSAKI (1997, p. 41). Assim, a pessoa com necessidades especiais deve encontrar, na sociedade, caminho propicia par o seu desenvolvimento através de sua educação e qualificação para o...
tracking img