Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 Arcadismo
Este movimento literário, igualmente conhecido como setecentismo ou neoclassicismo,  teve sua origem no continente europeu no século XVIII. Foi assim batizado em razão da esfera ruraldo Peloponeso, a Arcádia, localizada na antiga Grécia. Este paraíso campestre é considerado um modelo de lampejo poético. Sua concepção mais importante é a celebração da vida natural e de tudo que aela se conecta.
O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu no Brasil por volta do ano 1700, por isso também chamado de setecentismo e tinha como característica representar obras da antiguidadeclássica, sendo chamado também de neoclassicismo por ter no seu contexto partes da mitologia grega. Seu nome provém de Arcas, em referencia ao filho de zeus e calisto.
O arcadismo procuravarestabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista que foi rompida por uma reforma protestante. Ele tem na sua constituição conceitos iluministas , que propunham maisracionalismo, o progresso e as ciências. Nos seus textos encontravam-se muitas referencias a paisagens campestres e bucolicas, dando sempre valor a natureza, que representava harmonia e felicidade, emcontraste a realidade das atividades da época que eram industriais, além de ser diferente no quesito social da época.
É o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindoas artes de uma nova tonalidade burguesa. A influência neoclássica penetrou em todos os setores da vida artística européia, no século XVIII. Os artistas desse período compreendiam que o Barroco haviaultrapassado os limites do que se considerava arte de qualidade e procuravam recuperar e imitar os padrões artísticos do Renascimento, tomados então como modelo.

Caracteristicas:
Outrascaracterísticas importantes são:
valorização da vida no campo (bucolismo)
Fugere urbem (fuga da cidade)
objetividade
idealização da mulher amada
inutilia truncat (cortar o inútil- no caso o barroco)
locus...
tracking img