Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARCADISMO

SITUAÇÃO HISTÓRICA

O desenvolvimento da mineração em Minas Gerais coincidiu com o declínio da lavoura da cana-de-açúcar. O centro econômico brasileiro deslocou-se do litoral nordestino para a região mineira, com importantes mudanças sociais. Vila Rica, a atual Ouro Preto, passou a ser a capital econômica do Brasil: por lá passava todo o ouro extraído pelos escravos.
EmMinas surgiu, então, uma classe média disposta a defender seus próprios interesses, a qual adotou a ideologia liberal burguesa vinda da França - o lluminismo, que apregoava a liberdade da propriedade e a igualdade de poderes e criticava o Estado absolutista.
Liberdade, Igualdade e Fraternidade eram suas palavras de ordem. Em 1789, esse espírito culminou na Revolução Francesa, que modificou oconceito de classe social trazendo os burgueses ao poder.
Em Vila Rica, um grupo composto por intelectuais que defendiam esses ideais teve especial importância: era o "Grupo Mineiro", que congregou, entre outros, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto e Tomás Antônio Gonzaga - os árcades brasileiros.
Esse grupo liderou um dos principais movimentos pela independência do Brasil -a Inconfidência. Os árcades "afrancesados" (partidários dos ideais iluministas), considerados subversivos, foram presos e exilados.

A RETOMADA DE UMA PERSPECTIVA RACIONAL

O século XVIII foi marcado pelo desejo de olhar para o futuro, como reação a uma certa superficialidade da arte e dos costumes atribuída aos excessos do Barroco. As idéias e as formas do Classicismo são recuperadas comocaminho para o equilíbrio e para a reflexão racional. É essa a atitude definidora do Iluminismo (conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no período), após a recuperação de um espírito experimental, racional, que buscava o saber enciclopédico. Essa postura foi associada imediatamente à metáfora das "luzes", que iluminariam a cultura barroca, dominada pelas"trevas" e pelo obscurantismo religioso.
Segundo Descartes, "luz natural" era sinônimo de razão. Sendo assim, quem se guiava pelas "luzes" era considerado "varão esclarecido", um iluminado. É por essa razão que foram denominados iluministas todos os fomentadores do esforço de renovação cultural, social e política realizado no século XVIII. Os iluministas procuravam retomar a postura marcante doRenascimento, subitamente interrompida pelas medidas da Contra Reforma que influenciaram de modo determinante a estética barroca.
O grande símbolo da postura iluminista pode ser o fisico Isaac Newton, que submeteu o cosmos a uma interpretação mecânica precisa, descrevendo uma máquina regida por leis inflexíveis e universais. Na base de seus estudos, encontra-se a tríade definidora do Iluminismo: aRazão, a Natureza e a Verdade.
A Natureza representa, nessa perspectiva, o bem supremo, o ideal e a fonte de toda a bondade; e a produção artística do período refletirá essa visão. No âmbito estético, o homem iluminista se mostra saudosista, buscando reviver os modelos da Antigüidade Clássica.



UMA VOLTA À ARCÁDIA CLÁSSICA


Na Grécia Antiga, a Arcádia era uma região localizada naparte cerebral do Peloponeso, de relevo montanhoso e habitada por pastores. Já na Antigüidade, a região foi associada a um lugar especial, quase mítico, e seus habitantes uniam o trabalho à poesia, cantando o paraíso rústico em que viviam.
No século XVIII, Arcádia passa a designar as agremiações de poetas que se reuniam regularmente para restaurar o estilo dos poetas clássico-renascentistas. NasArcádias Literárias, observava-se um princípio fundamental: a poesia ali produzida deveria seguir as regras clássicas. Por esse motivo, a expressão Neoclassicismo passou a ser utilizada muitas vezes como sinônimo de Arcadismo.

CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO

Volta aos padrões clássicos

O Arcadismo também ficou conhecido como Neoclassicismo, porque procurava imitar os modelos clássicos,...
tracking img