Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arcadismo no Brasil
O Arcadismo desenvolveu-se no Brasil do século XVIII e se prendeu ao estado de Minas Gerais, onde se havia descoberto ouro, fato que marcou o local como centro econômico e, portanto, cultural da colônia portuguesa.
No apogeu da produção aurífera, entre as 1740 e 1760, Vila Rica (hoje Ouro Preto) e o Rio de Janeiro substituíram a cidade de Salvador como os dois polos daprodução e divulgação de ideias.
Os ideais do Iluminismo francês eram trazidos da Europa pelos poucos membros da burguesia letrada brasileira - juristas formados em Coimbra, padres, comerciantes, militares.[1]
Alguns autores destacados desse momento são Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e José de Santa Rita Durão.
O Arcadismo, também chamado Neoclassicismo, terminou em1836, no Brasil, e abriu as portas para o Romantismo.

Características
Delimita-se o Arcadismo no Brasil entre os anos de 1768 (publicação das Obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa) e 1836 (início do Romantismo).
Apesar dos traços do cultismo barroco em alguns poetas, a maioria deles procurou seguir as convenções dos neoclassicistas europeus. São elas:
 Utilização de personagensmitológicas;
 Idealização da vida campestre (bucolismo);
 Eu lírico caracterizado como um pastor e a mulher amada como uma pastora (pastoralismo ou fingimento poético);
 Ambiente tranquilo, idealização da natureza, cenário perfeito e aprazível (locus amoenus);
 Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção (fugere urbem, fuga da cidade em latim);
 Elogio ao equilíbrio e desprezo àsextremidades (aurea mediocritas - expressão de Horácio);
 Desprezo aos prazeres do luxo e da riqueza (estoicismo);
 Cortar o inútil ("inutilia truncat")
 Aproveitamento do momento presente, aproveitar a vida, devido à incerteza do amanhã. Vivência plena do amor durante a juventude, porque a velhice é incerta (carpe diem).[2]
Além das características trazidas da Europa, o arcadismo no Brasiladquiriu algumas particularidades temáticas abaixo apontadas:
 Inserção de temas e motivos não existentes no modelo europeu, como a paisagem tropical, elementos da flora e da fauna do Brasil e alguns aspectos peculiares da colônia, como a mineração, por exemplo;
 Episódios da história do país, nas poesias heroicas;
 O índio como tema literário.
Esses novos temas já prenunciam o que seria oRomantismo no Brasil: a representação do indígena e da cor local

Principais Conveções da Poesia Arcadica

FUGERE URBEM
(FUGIR DA CIDADE)
AUREA MEDIOCRITAS
EQUILÍBRIO
CARPIE DIEM
APROVEITAR O MOMENTO
PERSONAGENS MITOLÓGICOS
BULCOLISMO E PASTORISMO
(VIDA NO CAMPO)
LOCUS AMOENIS
(LUGAR AMENO)- IDEALIZAÇÃO DA NATUREZA
1. Arcadismo
PRINCIPAIS POETAS
TOMAS ANTÔNIO GONZAGA, o Dirceufoi um jurista, poeta e ativista político luso-brasileiro. Considerado o mais proeminente dos poetas árcades, é ainda hoje estudado em escolas e universidades por seu "Marília de Dirceu" (versos notadamente árcades feitos para sua amada).
DIZEM AS MÁS LINGUAS...
TOMÁS ERA UM INCONFIDENTE E ISSO NÃO ERA ACEITO PELA FAMILIA DA MOÇA (MARÍLIA) POR QUEM ELE AMAVA. ELE TINHA QUARENTA ANOS ENQUANTO ELAQUINZE. E NAS LIRAS ELE PEDE PARA QUE ELA DECIDA LOGO SE VAI FICAR COM ELE JÁ QUE SUA VIDA JÁ NÃO ESTAVA MUITO NO INICIO.
MARÍLIA
DIRCEU
2. Arcadismo
PRINCIPAIS POETAS
CLAUDIO MANUEL, Glauceste Satúrnio
foi um jurista e poeta do Brasil Colônia.inspirava em sua musa Nise. Destacou-se pela sua obra poética e pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira. Foi também advogado de prestígio,fazendeiro abastado, cidadão ilustre, pensador de mente aberta e mecenas do Aleijadinho.
Glauceste/alceste
NISE
3. Arcadismo
LÍRAS
Repara, como cheia de ternuraEntre as asas ao filho essa ave aquenta,Como aquela esgravata a terra dura,E os seus assim sustenta;Como se encoleriza,E salta sem receio a todo o vulto,Que junto deles pisa.Que gosto não terá a esposa amante,Quando der ao filhinho o...
tracking img