Arcadismo e Barroco

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
ARCADISMO

O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, razão por que também é denominada como setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Poressa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso pela expressão latina "inutilia truncat" ("cortar o inútil"). Os temas também são simples e comuns aos seres humanos,como o amor, a morte, o casamento, a solidão. As situações mais frequentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. É a "áurea mediocritas" ("mediocridade áurea"), que simboliza a valorização das coisas cotidianas, focalizadas pela razão.
Os autores retornam aos modelos clássicos da Antiguidade greco-latina e aos renascentistas, razão pela qual o movimento é tambémconhecido como neoclássico. Os seus autores acreditavam que a Arte era uma cópia da natureza, refletida através da tradição clássica. Por isso a presença da mitologia pagã, além do recurso a frases latinas.
Outras características importantes são:
valorização da vida no campo (bucolismo)
crítica a vida nos centros urbanos
objetividade
idealização da mulher amada
inutilia truncat (cortar o inútil)locus amoenus (lugar agradável)
convencionalismo amoroso
aurea mediocritas (mediocridade áurea ou ouro medíocre)
linguagem simples
uso de pseudônimos com frequência
pastoralismo







ARCADISMO NO BRASIL
No Brasil, vive-se o momento histórico da decadência do ciclo da mineração e da transferência do centro político do Nordeste (Salvador, na Bahia) para o Rio de Janeiro.
Aqui o marcoinaugural do arcadismo deu-se em 1768 com a fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica, e a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa. Embora não chegue a constituir um grupo nos moldes das arcádias europeias, constituem a primeira geração literária brasileira. Nesta colônia portuguesa, as ideias iluministas vieram ao encontro dos sentimentos e anseios nativistas, com maiorrepercussão em Vila Rica, centro econômico mais importante à época, em função da mineração.
A chamada "Escola Setecentista" desenvolve-se até 1808 com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, que com suas medidas político-administrativas, permitiu a introdução do pensamento pré-romântico no Brasil.
Entre as características do movimento no Brasil, destacam-se a introdução de paisagenstropicais, como em Caramuru, valorização da história colonial, o início do nacionalismo e da luta pela independência e a colocação da colônia como centro das atenções.

Autores
Santa Rita Durão (1722-1784), autor do poema épico Caramuru
Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) Obras Poéticas e Villa Rica
Basílio da Gama (1741-1795), autor do poema épico O Uraguai
Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), autorde Marília de Dirceu e Cartas Chilenas
Inácio José de Alvarenga Peixoto (1744-1793)
Silva Alvarenga (1749-1814),
Bocage (1765-1805)

ARCADISMO EM PORTUGAL
Em Portugal, o arcadismo iniciou-se oficialmente em 1756, com a fundação da “Arcádia Lusitana”, entidade em que se reuniam intelectuais e artistas para discutirem Arte.
A “Arcádia Lusitana” tinha por lema a frase latina "Inutiliatruncat" ("acabe-se com as inutilidades"), escrito por António Dinis da Cruz e Silva no capítulo II do Estatuto da Arcádia que vai caracterizar todo o movimento no país. Visavam com isto erradicar os exageros, o rebuscamento, e a extravagância preconizados pelo Barroco, retornando a uma literatura simples. No capítulo III é definido a divisa do lírio, alusivo a Virgem Nossa Senhora, tomada como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco e arcadismo
  • barroco e Arcadismo
  • arcadismo e barroco
  • Barroco e arcadismo
  • Barroco e arcadismo
  • barroco e arcadismo
  • Barroco e Arcadismo
  • Barroco & arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!