Aqql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Etec “Cidade do Livro” - Lençóis Paulista

RELATÓRIO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS INDUSTRIAIS 1

Título: Preparo da soda caústica

Alunos: Meiriele Paulino Nº22
Oswaldo Ducceschi Neto Nº 23
Ronaldo Monteiro de Souza N°24
Rosa da Silva Martí Velozo Nº25
Washington Acacio daSilva Nº28
Modulo: 2
Turma: Noite

LENÇÓIS PAULISTA/SP
2012
Meiriele Paulino
Oswaldo Ducceschi Neto
Ronaldo Monteiro de Souza
Rosa da Silva Martí Velozo
Washington Acacio da Silva

PREPARAÇÃO DA SODA CAÚSTICA EM ESCAMAS

Relatório apresentado à disciplina de Tecnologia em Processos Industriais 1 referente ao Preparo da Soda Cáustica para o curso Técnico de Química da escolaETEC de Lençóis Paulista a Professor Júnior.

LENÇÓIS PAULISTA/SP
2013

SUMÁRIO:

1.INTRODUÇÃO:
|
A soda cáustica (NaOH – hidróxido de sódio) é, nas condições ambiente, um sólido branco bastante higroscópico (absorve a água presente no ar). Caracteriza-se por ser uma base de Arrhenius muito forte, portanto, é utilizada para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meioreacional, mesmo em poucas concentrações.
É um produto solúvel em água produzindo grande desprendimento de calor. Reage com os halogênios. Ex.:

2NaOH + Cl2NaCl + NaClO + H2O(Solução diluída e a frio)

É uma base corrosiva, daí nome soda cáustica . Corrói o tecido animal e vegetal, e é constantemente usada para desobstrução de encanamentos por ser capaz de dissolver gorduras. Entretanto,pelo seu poder corrosivo, é muito perigosa e pode provocar desde vermelhidão (em contato com a pele) até queimaduras graves.Corrói até o vidro. No comércio aparece nas formas de bastão e escamas.
A soda cáustica pura é um sólido branco quebradiço que absorve com rapidez a umidade e o dióxido de carbono do ar. É vendida a base do teor de Na2O e contém usualmente 76% deste óxido ou 98% de Na(OH).Aingestão de soda cáustica é extremamente perigosa porque pode causar graves queimaduras e perfurações nos tecidos da boca, garganta, esôfago e estômago.   Caso isso ocorra, não se deve ingerir nada além de grandes volumes de água; o vômito deve ser evitado (se for espontâneo, deve-se deixar as vias respiratórias desobstruídas), e o serviço médico deve ser procurado imediatamente.A presença deborrifos de NaOH no ar pode provocar pneumonia química, a depender do tempo de exposição e da concentração.Com esse tipo de contaminação, o melhor a ser feito é levar a vítima para um local arejado. Se a mesma não estiver respirando, deve-se forçar reanimação e, se possível, administrar oxigênio puro. Em seguida, procurar atendimento médico.O NaOH pode provocar queimaduras muito graves no tecidoocular, assim, deve-se lavar os olhos por, pelo menos, 20 minutos com água corrente deixando as pálpebras bem abertas. Sendo imprescindível, também, serviço médico apropriado.
A Soda Cáustica em Escamas é obtida por evaporação da soda cáustica líquida, a qual passa de uma concentração de 50% para 70% com a retirada da água . A soda cáustica concentrada é posteriormente resfriada ocorrendo choquetérmico e conseqüente cristalização.
Seu método de obtenção pode ser feito a partir da Caustificação da soda. Faz-se reagir a quente uma solução de Na2CO3 com cal extinta [Ca(OH)2] em suspensão aquosa.

Na2CO3 + Ca(OH)2CaCO3 + 2NaOH

2.OBJETIVO:
-Preparar a soda caústica a partirdo método industrial.

3.MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:
* Balança semi-analitica;
* Placa de Petri;
* Bastão devidro;
* 2 Mantas térmicas;
* 2 Béqueres de 200 ml;
* 1 Proveta;
* Espatula.

4.REAGENTES:
* Ôxido de cálcio;
* Carbonato de sódio;
* Água destilada.

5.PROCEDIMENTOS:
Passo A:
I. “Sabendo-se que na natureza nada se cria e sim tudo se transforma”, frase essa dita por Lavoisier, pesou por meio da reação de formação do NaOH, 10,5 g e 39,75 g, de Óxido de...
tracking img