Aps - o crescimento do marketing esportivo e político

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Marketing é uma atividade de troca de bens ou serviços, cujo objetivo é atender a necessidade e/ou desejo único ou coletivo.

O que seria Marketing Esportivo e Político?

Existem subdivisões neste universo de troca, e no levantamento a seguir serão exploradas as definições e aplicações do Marketing Esportivo, uma prática de comunicação comum no universo esportivo e o Marketing Político, uma modalidade especificamente desenvolvida para os ambientes políticos.

Como estão estes mercados em crescimento ou queda?

A pesquisa a ser desenvolvida tem como objetivo entender melhor estes mercados, suas principais características e identificar as oportunidades.



































2. MARKETING ESPORTIVO1. Definição
Segundo Mullin, Hardy e Sutton (2004), definem o marketing esportivo como um conjunto de atividades que visa satisfazer as expectativas e necessidades dos consumidores esportivos através de processo de troca.

O marketing esportivo não é muito diferente do marketing, a única diferença é que o marketing esportivo está relacionado ao esporte e vinculado compremissas básicas como produto, demanda, desejo, necessidades, valor satisfação, qualidade e mercado, tornando se um novo segmento no mercado de comunicação, uma mídia alternativa, e trata-se de um tipo de marketing promocional que atua na dimensão institucional de empresas buscando aumentar a exposição de uma marca.


2. Marketing Esportivo no Mundo
O marketing segundo o seu maiorconhecedor, Philip Kotler: “é um processo social e gerencial através do quais indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. Já o marketing esportivo não tem um conceito pré-definido. Contudo pode-se colocar o conceito de marketing esportivo como o marketing ligado ao esporte.
O marketing esportivo possui duas vertentes:
1°O marketing no esporte: quando uma empresa utiliza o esporte como veículo de marketing.
Empresa Marketing Esporte Público
2° O marketing do esporte: quando uma entidade esportiva utiliza o marketing para atingir seus clientes, no caso os torcedores, fãs, etc.
Entidade Esportiva Esporte Marketing Público



3. Mercado
O mercado do marketingesportivo é divido em duas partes:


1° Mercado do esporte (primário): compreende pessoas que está efetiva e ativamente relacionada com o esporte. Trata-se dos participantes (atletas de fim de semana, profissionais,árbitro, preparadores físicos), espectadores e os voluntários.


2° Mercado do ponto de vista empresarial. (secundário): encontram-se as agencias de publicidade, ospatrocinadores por afinidade e os clientes participantes ou não-participantes do evento.


4. Crescimento
A industria esportiva é o setor que mais cresce no mundo, segundo dados do site Arena Sports, em 1982 a indústria americana de esporte era composta de apenas 10 investidores, hoje essa realidade é de 3,4 mil empresas. No mundo todo o setor movimenta algo em torno de 1 trilhão dedólares.


Ainda de acordo com o site Arena Sports, nos EUA, a indústria do esporte gera US$ 613 bilhões por ano, representando 6,7 do PIB (É a primeira indústria do país, à frente da indústria automobilística).


5. No Brasil
Da mesma forma como no mundo, não possuí nenhum dado concreto. Os principais cases de sucesso foram elaborados a partir da década de 90 com grandes exemplosno futebol e no vôlei.


De acordo com o site Arena Sports (2007), a indústria esportiva no Brasil, movimenta em média R$ 31 bilhões por ano, o equivalente a 3,3 % do Produto Interno Bruto.


























3. MARKETING POLITICO

1. Definição
O Marketing Político é o conjunto de planos e ações, desenvolvidos por um político ou um...
tracking img