Aps unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aristóteles
Este grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas (rei da Macedônia), nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. Aos dezoito anos, em 367 a.C., foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, até à morte do mestre Platão. Na Academia, Aristóteles amadureceu e consolidou sua vocaçãopara filósofo. Nesse período estudou também os filósofos pré-platônicos, que lhe foram úteis na construção do seu grande sistema.O jovem Aristóteles chegou a defender os princípios platônicos em alguns escritos; mas sua inteligência e disciplina extraordinária o faziam discordar em muitos pontos da doutrina do mestre. 
Depois da morte de Platão, Aristóteles dirigiu-se à Ásia Menor. Junto como colega de Academia Xenócrates, estabeleceu-se em Assos, onde fundou um pequeno círculo filosófico com a ajuda de Hérmias, tirano local e eventual ouvinte de Platão. Lá ficou por três anos e casou-se com Pítias, sobrinha de Hérmias. Assassinado Hérmias, Aristóteles partiu para Mitilene, na ilha de Lesbos, onde realizou a maior parte das famosas investigações biológicas.
Em 343 a.C. foiconvidado pelo Rei Filipe II para a corte de Macedônia, como preceptor do Príncipe Alexandre, então jovem de treze anos. Aí ficou três anos, até que Alexandre subiu ao trono.
De volta a Atenas, em 335 a.C., treze anos depois da morte de Platão, Aristóteles fundava, perto do templo de Apolo Lício, a sua escola. Daí o nome de Liceu dado à sua escola, também chamada peripatética devido aocostume de dar lições, em amena palestra, passeando nos umbrosos caminhos do ginásio de Apolo. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Esta escola seria a grande rival e a verdadeira herdeira da velha e gloriosa academia platônica.
A pesquisa realizada por Aristóteles e seus discípulos foi um projeto monumental. Conta-se que Alexandre, jáhomem feito e com o trono imperial assumido, teria dado indicações aos seus súditos para ajudar Aristóteles a colher material botânico em um enorme espaço geográfico. Devido a essa ligação com o Império Macedônico, Aristóteles sofreu com a reação que houve em Atenas depois da morte de Alexandre, sob a alegação de ter sido o mestre daquele que conquistara a Grécia. Para fugir dos inimigos, foi paraCalcídia, onde sua mãe tinha alguns bens. Morreu em 322 a. C, poucos meses depois de ter se exilado. Tinha pouco mais de 60 anos de idade.
Aristóteles foi essencialmente um homem de cultura, de estudo, de pesquisas, de pensamento, que se foi isolando da vida prática, social e política, para se dedicar à investigação científica. A atividade literária de Aristóteles foi vasta e intensa, como asua cultura e seu gênio universal.
Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fezescola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia,  metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formascrescimento intelectual e humano.
Escreveu sobre todas as ciências, constituindo algumas desde os primeiros fundamentos, organizando outras em corpo coerente de doutrinas e sobre todas espalhando as luzes de sua admirável inteligência. Não lhe faltou nenhum dos dotes e requisitos que constituem o verdadeiro filósofo: profundidade e firmeza de inteligência, agudeza de penetração, vigor...
tracking img