Aps fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIBRO EDEMA GELÓIDE
Também conhecido por: celulite, lipodistrofia ginóide, paniculose e fibroedema mucóide.
È um fenômeno degenerativo, não inflamatório, da substância fundamental devido à polimeração intensa do ácido condroitin sulfúrico, levando a um aumento da viscosidade e hidrofilia do meio, tendo como conseqüência o edema, compressão das estruturas da derme e retenção de substânciastóxicas provenientes do metabolismo celular. Quando se infiltra nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva.
Por debaixo da epiderme e derme existem três camadas de gordura. A celulite desenvolve-se na parte mais superficial das três Camadas. É chamada a hipoderme ou a camada subcutânea de gordura. As células de gordura na hipoderme estão organizadas em câmaras de fios de tecido conjuntivo. Incidência

Mais comum em mulheres.
Tanto magras quanto obesas.
Afeta aproximadamente 80% das mulheres na pós – puberdade.
Principalmente nas regiões: dos quadris, nádegas, membros inferiores, abdome e face látero-posterior dos braço.

Causas:

Sexo: Mais comum em mulheres pois a camada subcutânea de gordura está organizada em câmaras verticais, e portanto permitem acumular maisgordura. Nos homens, as câmaras estão organizadas diagonalmente em pequenas unidades que, para além de acumularem menos gordura, não resultam em celulite.
Idade: Quanto mais idoso o indivíduo, menor a quantidade e qualidade de reparo na estrutura do tecido conectivo.
Fatores emocionais – aumento do armazenamento lipídico devido à presença do estresse, pois nas mulheres ocorre um aumento nasensibilidade do receptor adrenérgico (antilipolítico), no tecido adiposo, favorecendo o aumento do depósito de gordura.
Fatores metabólicos – desequilíbrio energético, por atividade lipolítica diminuída (inatividade física) e aumento da lipogênese (armazenamento de triglicérides por excesso de ingestão calórica). 
Fatores hormonais: Os hormônios femininos (estrógeno, progesterona,folículo-estimulante) são os principais causadores de celulite. Alterações da produção, uso de medicamentos com estes hormônios, desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, testosterona, hormônios da tiróide, hormônios das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a celulite por vários mecanismos. Eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção deágua e sal e, além disso, coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas, para dar ao corpo o aspecto feminino. Existe uma tendência, na mulher, a haver maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a celulite é mais freqüente.
Hipertensão arterial
Obesidade: A celulite não é exclusivamente relacionada à obesidade, porém ocorre uma exacerbação da mesma quando associada aoganho ponderal e a correlação com o índice de massa corporal e o grau da celulite, nas mulheres, reflete a expansão do tecido adiposo para a derme, quando o volume de gordura no tecido celular subcutâneo está aumentado.
Má circulação sanguínea: Os problemas circulatórios (vasos e varizes frágeis, que se rompem com facilidade) deixam as paredes dos vasos mais permeáveis, favorecendo a liberação dediversos nutrientes na substância fundamental da célula, provocando um desequilíbrio que, associado a outros fatores, causa celulite. 
Dietéticos: Dietas ricas em gorduras ou carbohidratos, ou maus hábitos alimentares, como comer muito à noite e pouco durante o dia, aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca delíquidos do organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz vários produtos, mas esse trabalho todo produz um lixo -resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente). 
Vida sedentária: A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão...
tracking img