Fadb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Nacional de Humanização
mudanças, na direção de um sistema de saúde inclusivo, acolhedor, solidário e democrático.
A PNH também conhecida como HumanizaSUS, foi instituída pelo Ministérioda Saúde no ano de 2003
Tem como propósito maior afetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das praticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidarias entregestores, trabalhadores e usuários, para a produção de saúde e a formação de sujeitos.
considera a persistência de problemas relacionados ao acesso dos serviços de saúde; a desvalorização dostrabalhadores de saúde; ao baixo investimento em processos educativos, tendo em vista a forma de gestão centralizada dos serviços e o frágil vinculo com os usuários como fortes determinantes dadesumanização.
a novidade é que a humanização passa ser tratada como uma política de caráter publico e amplo, abrangendo a atenção e a gestão nos serviços de saúde
Os princípios são: a transversalidade; aindissociabilidade entre praticas de gestão e de atenção a saúde, e o protagonismo dos sujeitos e dos coletivos.
atenção básica, esta é compreendida na política de saúde brasileira, conforme a Portarianº648, de 28 de março de 2006, como um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, areabilitação e a manutenção da saúde (BRASIL,2006b)
integralidade
princípios gerais da atenção básica
exercícios de praticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob forma detrabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios em equipe, dirigida a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária.
ESF
PNH
ambas apostaram emmudanças na perspectiva da diversidade, da integridade e da solidariedade.
à sua complexidade, tais como: o fato de ser um serviço dependente do laço interpessoal para eficácia do seu ato; a não...
tracking img