Trabalho sobre a teoria geral da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1- A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
O mundo em que vivemos é uma sociedade composta por organizações.
Existem organizações lucrativas(empresas) e organizaçoes não lucrativas (exército, igreja, serviços públicos, entidades filantropicas, ongs, etc).
A administração é a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não, trata-se de planejar, dirigir,organizar e controlar as atividades de uma empresa.
Um administrador não é contratado por uma organização pela sua grade curricular, ele é submetido a vários testese leva-se em consideração seu temperamento e o seu modo de ver as coisas pois o que ele disser ou fizer não estará certo ou errado, mas sim de acordo com a sua maneira de agir perante as situações.O administrador tem como tarefa fazer ascoisas através das pessoas com eficiência e eficácia.
Somente quando as organizações alcançaram um certo tamanho e complexidade é que a administração começou a apresentar dificudades e desafios. Foi nesse momento em que surgiu a necessidade de uma Teoria da Administração, que oferece modelos e estratégias para a solução de problemas.
A administração desde que foi inventada veio sofrendo mudançasradicais. O que antes era fazer uma função sob o comando de outrem, hoje é solucionar problemas de todos os tipos.
Pensando nisso CHIAVENATO escreveu esse livro pensando na necessidade de abordar as vparias teorias da administração.
Cada teoria privilegia ou enfatiza uma ou mais das seis variáveis que são: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade.
No futuro váriosfatores deverão trazer profundos impactos sobre as organizações e empresas como:crescimento das organizações, concorrência mais aguda, sofisticação da tecnologia, taxas elevadas da inflação, globalização da economia e visibilidade maior das organizações.
Alem do mais o futuro parece complicar ainda mais, pois as chamadas megatendencias produzem forte impacto; Essas megatendencias são:Da sociedadeindustrial para a sociedade da informação, da tecnologia simples para a tecnologia sofisticada, da economia nacional para a economia mundial, do curto para o longo prazo, da democracia representativa para a participativa, das hierarquias para a a comunicação lateral intensiva, da opção dual para a opção múltipla, da cetralização para a descentralização e da ajuda institucional para a auto-ajuda.
Oque antes era visto só como atividade fabris, depois alcançou as empresas e hoje torunou-se indispensável para qualquer tipo de organização. Todo tipo de problema hoje é resolvido pelos administradores que tem como base as teorias de como tomar algumas decisoes em determinadas cituações.
Apesar de progressos no conhecimento humano a chamada ciencia da administração somente surgiu no inicion doseculo xx, A TGA é uma áera nova, forão necessários séculos de antecedentes históricos para que ela surgisse.

CAPÍTULO 2- ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Sempre existiu uma meneira de administrar, antigamente no seculo XIX a sociedade era diferente e as organizações pequenas. As teorias tiverao um desenvolvimento muito lento ate a metade do seculo XIX e foi acelerado no inicio doseculo XX.
Os filósofos Sócrates Platão eAristótolesncia tiverão muita influencia na administração nos tempos da antiguidade.
Daí então surgiu a Filosofia moderna na qual se destacarão bacon e decartes.
Nesta época a filosofia ficou famosa pelo livro O ciscurso do método, no qual descreve o método cartesiano, cujo os principios sao:
Princípio da duvida sistematica ou da evidencia.
Principioda análise ou de decomposição.
Principio da síntese ou da composição.
Principio da emuneração ou da verificação.
Já Karl Marx e Friedrich Engels propoem uma teoria da origem economica do estado.
Outrea coisa que também influenciou o pensamento administrativo foi a organização eclesiastica da igreja católica
As normas administrativas forão tranferidas atraves do tempo de organizações publicas...
tracking img