Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE LITERÁRIA



Arte, literatura e seus agentes



“ Em todos os tempos, em todos os lugares, homens e mulheres de diferentes culturas produzem arte”.

O que explica a necessidade de expressar simbolicamente a vida.

Define-se texto como algo que pode ser lido e interpretado, que propõe um sentido final diferente do sentido de cada uma das partes ouelementos que constituem , que sugere ou revela uma intenção específica de seu criador.

Quando falamos de texto, portanto, identificamos um uso da linguagem (verbal ou não verbal) que tem significado. O que confere existência ao texto é sua possibilidade de leitura e de interpretação.



Arte e Representação



O que distingue realidade e ficção?

Essesdois conceitos são muito importantes quando fazemos a leitura de textos verbais ou não verbais.

“REALIDADE”: tudo aquilo que existe no mundo conhecido, que identificamos como concreto ou que reconhecemos como verdadeiro.

“FICÇÃO”: por sua vez, relaciona-se à criação, à emoção, à fantasia e ao imaginário.

Nesse sentido, a ficção promove a construção de uma realidade para atender a umobjetivo específico. Os mundos ficcionais podem corresponder à realidade, tal como conhecemos, ou propor novas realidades, inteiramente imaginadas.

Como vimos, a obra literária, utilizando a palavra, recria a realidade, a vida. Essa definição focaliza dois aspectos opostos, mas complementares, da arte literária: criação e representação.

Por um lado ela é invenção. O autor cria uma realidadeimaginária, fictícia. Mas o universo da ficção mantém relações vivas com o mundo real. Nesse sentido, a literatura é imitação da realidade.

Frequentemente os autores utilizam fatos de suas vidas como matéria de literatura. São as chamadas obras confessionais. Mesmo nesses casos, não devemos entender os textos como simples biografias. Os fatos pessoais são apenas parte da matéria literária, o ponto departida. Entre o que o autor viveu ou sentiu e a obra existem todas as mediações da invenção, da imaginação. Existe, sobretudo, o trabalho criativo com a palavra, que pode ser em versos ou em prosa.

Assim, toda obra de arte é uma representação da realidade, então visto desta forma: O que é LITERATURA?

“LITERATURA é arte literária. Somente o escrito com o propósito ou a intuição dessa arte,isto é, com os artifícios de invenção e de composição que a constituem, é, a meu ver, literatura.

Assim sendo, Literatura é a arte que utiliza a palavra como matéria-prima de suas criações.

A partir do momento em que se aceita literatura como uma manifestação artística, difícil é o trabalho de conceituá-la.

As manifestações artísticas são múltiplas – pintura, escultura, dança, música,fotografia, literatura, por exemplo – e, entre elas, há pontos comuns e pontos distintivos. O principal elemento de distinção é a matéria-prima com que trabalha cada artista e a maneira com que se expressa. Em outras palavras: a linguagem de cada manifestação artística e de cada artista em particular.

A pintura explora formas e cores no espaço bidimensional da tela; a escultura explora formas numespaço tridimensional. Em ambos os casos, a troca do material utilizado resulta em diferentes maneiras de se expressar.

A arte literária trabalha com uma matéria-prima específica: a palavra. Entretanto, é necessário atentar para o fato de que não basta fazer uso da palavra para não produzir literatura.

Só se produz um texto literário quando a intenção do escritor vai além da mera informaçãoou de uma proposta de reflexão sobre a condição humana.

Finalmente, uma lembrança importante: o escritor é um artista, criador de fantasias, mas não deixa de ser também um homem que tem necessidades relativas à sobrevivência e, o que é mais importante, uma função social. O poeta Ezra Pound comenta:

“A literatura não existe no vácuo. Os escritores, como tais, têm uma função social...
tracking img