Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A busca por respostas começa na Antiguidade grega, com o nascimento do pensamento racional, que busca explicações baseadas em conceitos (e não mais em mitos) como uma forma de entender o mundo. Paraos primeiros filósofos, a dúvida consistia em saber se as pessoas possuem saberes inatos ou é se possível ensinar alguma coisa a alguém. 

Sócrates (469-399 a.C.):
A famosa frase de Sócrates: “Sósei que nada sei” expressa e sintetiza claramente o verdadeiro sábio.
Uma das diretrizes de Socráticas é a Arte do Diálogo, seu pai era escultor e sua mãe Parteira. Sócrates dizia que fazia algoparecido com o que sua mãe fazia. Da mesma maneira que sua mãe dava a luz às crianças ele dava a luz aos homens, era um parteiro espiritual. Ele procurava guiar seus interlocutores até a verdade,utilizava-se para isso de uma habilidade extraordinária até então, empregava um questionamento que levava seus interlocutores a descobrirem a verdade por si mesmos e assim criar uma sólida convicção.
Ométodo socrático só funciona a partir da consciência de nossa ignorância. É através da descoberta de nossas contradições e reflexões quanto aos nossos paradigmas, muitas vezes equivocados, que chegamos aonovo. É com a indução que o interlocutor conscientizado de sua ignorância fundamenta um novo conhecimento seguro.
Sócrates dizia que o conhecimento já está conosco e, portanto, ele (Sócrates) sóprecisava fazer um parto, tirar esse conhecimento de dentro do homem. Esse processo conhecido como Maiêutica Socrática é usado até hoje. Quando estamos em um processo de dialética ou fazendo perguntas quenos farão deduzir e chegar a algum “consenso” de entendimento, estamos dialogando no sentido mais amplo da palavra, mas esse processo só funciona se estivermos abertos ao novo e não fixados em nossosparadigmas e opiniões, muitas vezes enraizadas e alicerçadas em nossa alma, porém equivocados.
Aquele que pensa que nada sabe e está aberto a aprender sempre, tudo sabe. Este é o verdadeiro...
tracking img