Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISSN: 1989-2446

http://www.revistareid.net/revista/n7/REID7art5.pdf

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MITO OU REALIDADE NA EMERGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA?

Alcionê Damásio Cardoso Fábio Boeing Lisandro Coelho1

Resumo. Este artigo destaca a crise ambiental vivenciada a partir da gênese da indústria, que condicionou o ser humano e outras espécies a uma vida de risco e incertezas. Tendo comobase uma revisão de autores que têm dedicado seus estudos à questão ambiental, esta sistematização apresenta os níveis de degradação conferidos ao planeta e discute a necessidade de desenvolvimento de políticas ético-ambientais que minimizem a crise ecológica da conjuntura atual. Sua intenção é colaborar com reflexões acerca de um novo paradigma que contemple a sustentabilidade, indispensável paraassegurar dignidade e qualidade de vida às populações que ainda serão geridas pela mãe Terra.

Palavras-chave: Sociedade, Meio ambiente, Paradigma econômico, Sustentabilidade.

SUSTAINABLE DEVELOPMENT: MYTH AND REALITY IN THE EMERGENCY OF A NEW PARADIGM

Abstract. This article highlights the environmental crisis from the perspective of the industrial genesis, which conditioned the humanbeing and other species to a life full of risks and uncertainties. Based on some authors, that have dedicated their studies to the environmental issues, this systematization presents the degradation levels attributed to the Planet, and points out to the developmental needs related to the ethic-environmental politics that can minimize the ecological crisis of the current conjuncture. Its intention isto collaborate with some reflections about a new paradigm in order to contemplate some sustainability, indispensable to ensure dignity and quality of life to populations that will still managed by the Mother Earth.

Keywords: Society, Environment, Economical Paradigm, Sustainability.

1

Dados das autoras ao final do artigo

Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 7, Enero,2012, 91-104.

Cardoso, A. D, Boeing, F. e Coelho, L.

DESARROLLO SOSTENIBLE: MITO O REALIDAD EN LA EMERGENCIA DE UN NUEVO PARADIGMA

Resumen. Este artículo destaca la crisis ambiental vivenciada a partir del surgimiento de la industria, que ha condicionado el ser humano y otras especies a una vida de riesgo e incertidumbres. Teniendo como base una revisión de autores que dedican susestudios a cuestiones ambientales, esta sistematización presenta los niveles de degradación conferidos al planeta y debate la necesidad de desarrollo de políticas ético-ambientales que reduzcan la crisis ecológica da la coyuntura actual. Su intención es colaborar con reflexiones acerca de un nuevo paradigma que contemple la sostenibilidad, indispensable para asegurar dignidad y calidad de vida a laspoblaciones que aun serán generadas por la madre Tierra.

Palabras clave: Sociedad, Medio ambiente, Paradigma económico, Sostenibilidad.

Introdução Este estudo destaca a crise ambiental vivenciada a partir da gênese da indústria, que condicionou o ser humano e outras espécies a uma vida de risco e incertezas. Portanto, apoiando-se na literatura de renomados autores nacionais e internacionais,este artigo foi elaborado com a pretensão de evidenciar as atuais condições ambientais configuradas em nível global e, sobretudo, as perspectivas de mudanças, por meio da emergência de um novo paradigma condizente com as premissas da sustentabilidade. A investigação bibliográfica permite concluir que a realidade ambiental do mundo é lamentável e que o sistema econômico vigente promoveu degradaçõessocioambientais alarmantes. Contudo, há de se evidenciar que a instabilidade gerada pelo sistema capitalista pode nos despertar para uma mudança de percepção, que nos conduza a um novo paradigma, fundamentado por uma ética ambiental e pelas premissas da sustentabilidade. É por meio dele que uso do planeta pode ser reorganizado, concedendo estabilidade e segurança a esta imensa rede de conexões...
tracking img