Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O aprendizado é algo corriqueiro numa organização, acontece muitas vezes de forma natural. São muitas as maneiras como ele ocorre, diversos os fatores que o impulsionam e vários osmotivos para uma empresa aprender. Vê-se, no exemplo da Pfizer, que a motivação maior para o aprendizado organizacional é a questão social, a solidariedade – o aprender para ajudar mais, parasalvar mais vidas. Apesar de não se ter registro que a empresa se reconheça como tal, ela é um caso nítido de organização orientada para o aprendizado. Há diversos elementos de estímulo àaprendizagem e verifica-se que as adaptações ocorrem para que o trabalho de melhoria da condição humana possa continuar acontecendo mesmo diante de dificuldades (numa empresa, estasadaptações estariam relacionadas a uma necessidade de manter-se ou tornar-se mais competitiva)

O processo de aprendizagem tem merecido destaque por proporcionar condições de manunteção ecrescimento às organizações diante dos desafios da era do conhecimentoe das outras que virão.

Segundo Garvin (2002), uma organização que aprende é uma organização, hábil na criação,aquisição, interpetração, transferência e retenção de conhecimento, e também na modeificação deliberada de seu comportamento para refletir novos conhecimento e insights.

Para Argyres(1992), è o processo pelo qual uma organização exercita sua competência e inteligência coletiva para responder e ao seu ambiente interno. É um processo contínuo de detectar e corrigir erros.Erro é qualquer tipo de conhecimento ou saber que iniba o aprendizado. Portanto, é o processo heurístico de tentativa, erro e contínua correção de rumo.

A aprendizagem organizacional éuma forma de transforma o conhecimento infividual em conhecimento coletivo, como mostra a figura a baixo:

Para Peter Senge a aprendizagem organizacional divide-se em cinco disciplinas:
tracking img