Desenvolvimento economonico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho sobre desenvolvimento economico local
[pic]






















































































INTRODUÇÃO

A pesquisa realizada fala sobre o Desenvolvimento Econômico Local. Ela ai nos mostrar como é essa política e os principais envolvidos no desenvolvimento deminha cidade.
Ele vai discutir alguns limites e oportunidade das estratégias econômicas para a gestão local.



DESENVOLVIMENTO

A reestruturação Capitalista e a Crise dos Estados Nacionais ocorridas a partir da década de 1970 é marco para as profundas transformações decorrentes da crise que se estabelece no padrão de acumulação e de regulamentação do sistema vigente atéentão, ou, mais precisamente, da crise do modelo de acumulação que caracteriza o período do Pós-Guerra até fins dos anos 60, que constituiu uma das fases mais prósperas da história do capitalismo.
É o esgotamento desse regime de acumulação que irá gerar a crise dos anos 70, transformando profundamente o sistema capitalista. Trata-se do esgotamento do potencial dinâmico daqueles setoresresponsáveis pela expansão (como é o caso do setor automotivo, eletro-eletrônico e da construção civil), intensificando pela disputa entre os capitais americanos, europeus e japoneses por esses insumos, colabora para a reversão de todo o período de prosperidade vivido até então, gerando queda nas taxas de lucro e pressão inflacionaria nos diversos países capitalistas.
A grande criseocorrida entre 1873 a 1896 retomou a tendência á concentração do capital proporcionando, no final desse século, o surgimento das grandes corporações, da sociedade por ações e do grande capital financeiro, constituído a fase monopolista do capitalismo, transformando as antigas bases do sistema, criando mercados organizados, baseados agora não mais nas pequenas empresas do capitalismo concorrencial,mas nas grandes corporações oligopolistas do capitalismo avançado.
O inicio desse processo se dá com a reorganização econômica dos EUA a partir da implantação de um programa articulado de intervenções estatais para a retomada do crescimento. Baseados nos princípios teóricos de Keynes, o programa, conhecido como New Deal, consistia na realização de grandes obras de infra-esttrutura,comandadas pelo Estado, no controle do Sistema Financeiro Nacional, no estabelecimento de benefícios sociais aos trabalhadores além da implementação de um plano industrial para retomada da produção e a taxação as altas rendas para o financiamento do Estado e redistribuição da renda.
O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências quecondicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos.
A crise do Estado Nacional no contexto da ordem mundial pós-guerra Fria, enfatizando o fortalecimento de instâncias de poder supranacionais e infra-nacionais que estão solapando a autonomia dos Estados. Tais transformações na esfera política vinculadas ao processo geral de globalização.
Aspolíticas públicas brasileiras envolvem a distribuição e redistribuição do poder. As políticas públicas visam responder as demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade considerando vulneráveis. Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder. Visam ampliar e efetivar direitos da cidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidosinstitucionalmente. Propor, formular e participar da gestão de alternativas de política públicas e enorme desafio para a sociedade civil. A pratica da descentralização em algumas áreas: avanços e desafios. Saúde, educação, habilitação e desenvolvimento urbano, assistência social, previdência social, política agrícola, reforma agrária.
Desenvolvimento Econômico Local
Cidade: Gouveia/MG
Local de...
tracking img