Aprendizagem signifivativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologias
Uma introdução ao estudo de psicologia

Psicologia e história
Por trás de qualquer produção material ou espiritual existe uma história, devemos buscar sempre nossa história paradescobrirmos quem somos, de onde viemos.
A psicologia entre os gregos: os primórdios
Os gregos foram o povo mais evoluído da época, foi aí que surgiram as primeiras cidades-estados (pólis). Período degrande riqueza, que gerou crescimento, logo a arquitetura e a agricultura ganharam força. Grandes avanços na física, na geometria.
A partir daí surgiram homens como Platão e Aristóteles que seocuparam em compreender as coisas do espírito, como a filosofia e a arte.
Surge aí o conceito de Psicologia. Psyché = alma e logos = razão. Psicologia = estudo da alma.
Os pré socráticos discutiam se omundo existe porque o homem o ve ou se o homem ve um mundo que já existe.
Sócrates já se preocupava com o limite que separa o homem dos animais, sendo a RAZÃO a grande característica do ser humano.Platão definiu um lugar para essa razão no próprio corpo do homem, sendo a cabeça, onde se encontra a alma. Para Platão, a alma era separada do corpo.
Aristóteles diz que a alma não pode serdissociada do corpo. Que os vegetais e animais também possuem alma. O homem com a função pensante pela razão. Da anima seria o primeiro tratado em psicologia.
A psicologia no império romano e na idade médiaUma das principais características desse período é o cristianismo, religião principal da idade média, que então se inicia.
Nessa época a religião entra com força, a igreja católica monopolizava osaber e o estudo do psiquismo.
Aí entram dois grandes filósofos representando esse período: santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
Santo Agostinho assim como Platão, liga o corpo a alma, mas paraele, a alma além de ser a sede da razão, era também imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus.
São Tomás de Aquino por sua vez viveu no período do protestantismo, época de transição para o...
tracking img