Maquinas ferramenta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Técnica de Lisboa
Instituto Superior Técnico

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
4ªano, 2º semestre de 2011/12

Máquinas-Ferramenta

PROJECTO DE MÁQUINAS-FERRAMENTA
Estampagem Convencional em Ferramenta Progressiva

Elaborado por:
Paulo Francisco Nº 63242
Inês Colaço Nº 63402

Professor responsável: Prof.º Pedro Rosa

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2012

ÍndiceIntrodução 3
Apresentação e enquadramento do projecto 4
Equipamento 5
Prensa 5
Ferramenta 5
Carta 7
SolidWorks 8
Conclusão/Discussão de Resultados 9
Bibliografia 10
anexos 11

Introdução
A cadeira de Máquinas-Ferramenta, tem como objectivo principal familiarizar os alunos com diversas máquinas-ferramenta e adquirir conhecimentos que lhes possibilitem compreender, formular eresolver os problemas relativos à concepção, selecção, instalação, utilização e manutenção destas. Este processo passa, não só pela teoria transmitida nas aulas, teóricas e laboratoriais, mas também, pela sua aplicação a um trabalho prático.
O presente relatório incide, portanto, no trabalho prático de Estampagem Convencional em Ferramenta progressiva, a ser realizado ao longo do semestre, com oacompanhamento do docente da cadeira. O processo mencionado, consiste na passagem da folha de metal através de uma sequência de matrizes sucessivas, cada uma com operações específicas, para formar a peça acabada (esta noção será desenvolvida mais à frente no trabalho).
O projecto em causa, assentará em diversas partes, sendo que numa primeira fase, o objectivo deste prende-se com a análise doprocesso e do seu enquadramento na temática máquinas-ferramentas, em especial nas ferramentas progressivas, o reconhecimento dos diversos equipamentos em actuação/interacção, assim como o seu papel/função em todo o processo; posteriormente, serão reproduzidos no software SolidWorks alguns componentes intervenientes no processo. Serão ainda realizadas mais algumas tarefas intermédias, até que se consigaatingir o objectivo final, que será entender, analisar, explorar e por fim descrever todo o processo, que se encontra “espelhado/reflectido” na carta fornecida pelo docente da cadeira.
É ainda importante referir, que o relatório encontrar-se-á dividido em múltiplas secções, e será construído e actualizado paralelamente ao desenvolvimento de cada uma das fases do projecto.

Apresentação eenquadramento do projecto
A operação de estampagem convencional em ferramenta progressiva enquadra-se na área de moldes, corte e ?!, tratando-se esta de uma das áreas com mais relevância no sector industrial em Portugal.
Neste processo, um sistema de alimentação automático obriga (“empurra”) a chapa/folha de metal a passar na matriz de estampagem progressiva, também designada de ferramenta; destaforma, a chapa de metal percorre todas as estações de uma matriz de estampagem, durante as quais pode sofrer uma ou mais operações, tais como, perfuração, flexão, dobragem, entre outras. Quando a peça tem a geometria desejada, na estação final, é separada da teia de suporte através de uma operação de corte e todo o material proveniente das perfurações, e da teia de suporte final é tratado comodesperdício.
Salienta-se que a ferramenta é constituída por 2 moldes, superior (móvel) e inferior (fixo) e é fixada numa prensa de estampagem. Conforme a prensa se ​​move para cima, o molde superior da ferramenta move-se com ela, permitindo assim a alimentação de novo material; quando a prensa se ​​move para baixo, o molde é fechado e executa a operação de estampagem.
À medida que é feito otrabalho em cada “estação” da ferramenta, o equipamento auxiliar, que faz a alimentação da chapa metálica, faz com que esta avance um determinado passo, previamente definido – note-se que este avanço e respectivo posicionamento da chapa devem ser muito precisos. Assim, para corrigir ou compensar alguma imprecisão do equipamento de alimentação, a ferramenta, nomeadamente o molde superior, contêm uma...
tracking img