Aprendizagem de ginastica artistica no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Um dos princípios fundamentais do desenvolvimento motor da criança é que se permita na sua vivência corporal várias experiências de movimento, como por exemplo , apoiar-se, suspender-se, fazer rolamento, correr, saltar, deslocar-se de quatro (quadropedia), e etc; Esses movimentos podem ser considerados como “primeiros passos” para se desenvolver um trabalho relacionado àGinástica Olímpica (G O) (LEGUET, 1987).
Em sua forma mais simples podemos definir a educação como a forma ou procedimento de ensinar, tendo como o desenvolvimento de capacidades, atitudes e/ou formas de conduta aquisição de conhecimentos como resultados do treino e/ou do ensino, sendo que seus conteúdos e procedimentos se agrupam numa Ciência de Pedagogia (GALLARDO, 1993).
AGinástica Artística (GA) é considerada uma das modalidades esportivas básicas, por proporcionar muitas possibilidades de movimentos, aprimorando as capacidades e habilidades motoras do praticante, além de trabalhar a resistência muscular localizada e geral, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, ritmo e consciência corporal. (BEZERRA, FILHO, FELICIANO 2006.)
Quando falamos da criança em relação àiniciação esportiva, não podemos esquecer que o seu desenvolvimento está ligado a sua coordenação motora, vale saber que toda criança tem que ter total domínio sobre seus movimentos para a prática do esporte e do equilíbrio psíquico.

1.1 PROBLEMA

Prestar muita atenção no que se é aplicado, ou havendo uma conscientização por parte do profissional, a Ginástica Artística é umamodalidade que por existir a muito tempo pode-se enquadrar também durante as aulas de Educação Física.
A família também é um fator importante, pois muitos pais não sabem o quanto é importante à atividade física para que seus filhos tenham uma ótima disposição, além disso, auxilia na formação deles nos aspectos biológico, psicológico e social.

1.2 JUSTIFICATIVA

Com umtrabalho consciente e sabendo-se o que pode ser aplicado para que tenha uma ótima desenvoltura durante as aulas, os profissionais além de utilizar o “novo” como aula eles também podem aprender a utilizar esses exercícios não só com a Ginástica Artística, mais também para diversas modalidades afinal todas se utilizam o corpo para promover qualquer ação.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 GERAIS

Verificar aimportância do conteúdo da GA para o enriquecimento do acervo motor da criança, utilizando métodos pedagógicos para a aplicação do conteúdo.

1.3.2ESPECÍFICO

• Incentivar o profissional a aplicar exercícios da Ginástica Artística nas escolas;
• Desenvolver aptidões da Ginástica Artística em crianças do ensino fundamental;
• Mostrar como as atividades ou exercícios daGinástica Artística pode atingir o desenvolvimento sócio-afetivo, cognitivo e outros fatores importantes para a vida do aluno.

2.0 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 GINÁSTICA OLÍMPICA

2.1.1 DEFINIÇÃO

O ginástica olímpica teve seu inicio no Brasil com a colonização alemã, no Rio Grande do Sul, no ano de 1.824. Para eles, a ginástica era uma forma de lazer (Publio, 1977).
Smolevsky definea Ginástica Olímpica como uma das modalidades esportivas mais antigas e populares do programa olímpico.
É um desporto que se distingue pela grande variedade de movimentos artificiais, dinâmicos ou estáticos de difícil coordenação, executados em condições especiais: nos aparelhos, onde o nível dos ginastas é avaliado por um grupo de juízes, conforme os critérios de dificuldade do programa acomposição e a qualidade de execução" (SMOLEVSKY, 1996).
As competições oficiais (que seguem as normas da FIG) envolvem seis provas masculinas - solo, cavalo com alças, argola, salto, paralelas simétricas e barra, e quatro femininas - salto, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo, realizadas conforme uma ordem a ser seguida chamada de “ordem olímpica”.

2.2 PROVAS...
tracking img