APQP

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto






APQP- Planejamento Avançado da Qualidade do Produto









Professor: André Olah Neto
Aluno: Luciano Shinzato
Willian da Silva Mendes

Introdução.

Com a abertura da economia no início dos anos 90, as empresas brasileiras se vêem obrigadas a buscar um maior nível de qualificação através da melhoria da sua qualidade e produtividade. A globalização da economia levou as organizações aadaptarem-se às condições competitivas dos países desenvolvidos tornando-as mais ágeis, investindo em novas tecnologias, reestruturando seus níveis hierárquicos, e qualificando seu pessoal.
A ISO 9000 é lançada em 1987 visando o estabelecimento de um sistema básico de qualidade e uma implementação a nível mundial. Mostrando também o seu comprometimento, o governo brasileiro lança o ProgramaBrasileiro de Qualidade e Produtividade e passa a participar, através da ABNT, do comitê de 18 países que votam as normas da família ISO 9000, inclusive sediando o encontro mundial da ISO/TC-176 em novembro de 1997, como também o encontro com mais de 500 especialistas de todo o mundo para discussão sobre a implementação da norma ISO 14000 (AVELAR, 1997).
Preocupada com a invasão do mercado americano porautomóveis japoneses, e com produtos de melhor qualidade e menor custo, surge a necessidade de uma norma mais específica para o setor automotivo. Nesse sentido as três maiores montadoras americana Ford, Chrysler e GM (the big three), juntamente com alguns fabricantes de caminhões lançam em 1994 a primeira edição da norma QS 9000. Utilizando os 20 elementos da ISO 9001 com requisitos adicionais em 18deles na seção I, englobando processos de aprovação de peças de produção, melhoria contínua e capacidade de fabricação na seção II, e os requisitos específicos dos clientes na seção III (CHOWDHU & ZIMMER, 1998; BARRELA, 1997). A elaboração dessa última seção é no mínimo discutível uma vez que a norma tem como objetivo principal “a unificação dos sistemas da qualidade” dessas três montadorasautomotivas. Pouco tempo depois, a norma sofre sua primeira revisão, resultando na publicação da 2ª Edição em 1995. Em março de 1998, é publicada a 3.ª edição da norma, a ser válida a partir do início de 1999. A QS 9000 em sua terceira edição apresenta como mudanças mais significativas a incorporação da antiga seção II na seção I e a antiga seção III passa a ser a seção II.
Este trabalho objetivademonstrar a contribuição da norma QS 9000 em relação à sistemática utilizada por ela no desenvolvimento do produto, com a utilização da metodologia do APQP – Advanced Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, que organiza a realização de todas as etapas do desenvolvimento, a partir da data do fechamento do contrato de fornecimento até o prazo para entrega da primeiraprodução.

APQP.

Segundo a Ford Motor Company (2003), o APQP é um método estruturado para definir e executar as ações necessárias a fim de assegurar que um produto satisfaça o cliente. Ele é controlado pelo programa e pelo fornecedor e é exigido em todas as locações de manufatura de sistema, subsistema e componentes. Isto inclui tanto fornecedores internos como externos. A meta do APQP é facilitara comunicação que envolve todos os responsáveis com suas devidas atividades no programa e assegurar que todos os passos sejam cumpridos dentro do prazo estabelecido com eficiência e com uma aceitabilidade de custo e de níveis de qualidade.
Segundo Almeida (2005), o APQP é um requerimento para os clientes internos e externos de montadoras, principalmente a Ford. O APQP deve ser feito para todos osnovos produtos e para mudanças de peças quando apropriadas. O problema é que algumas indústrias ainda vêem esse programa como um elemento que criará um aumento de custo, quando na verdade o APQP busca a diminuição do custo através de planejamento e controle para a satisfação do cliente.
O primeiro passo do APQP é designar responsabilidades bem definidas a uma equipe multifuncional. Esta equipe...
tracking img