Apple

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• A raiz do planejamento estratégico da Apple, empresa mais abordada no livro e, portanto, a que será explorada, inicia-se em Steve Jobs, homem singular que não só foi capaz de transformar um momento da Apple, mas sobretudo a essência da empresa.

• Nascido em 1955, Steve foi adotado sob a condição de frequentar uma universidade. No quarto ano do período escolar, foi apresentado à eletrônica apartir de um Heathkits – kits eletrônicos vendidos como hobby que, unido a sua curiosidade e a seu espírito analítico, fizeram-no compreender o funcionamento interno dos produtos. Após o ingresso na universidade, abandonou-a no primeiro semestre, entretanto assistiu extraoficialmente a algumas matérias que lhe interessavam. Dentre algumas curiosidades de sua vida, destaca-se a experiência com umadieta apenas de maçãs, o que pode ter sido a inspiração do nome da empresa.

• Aos 21 anos com muitas ideias diferentes, Jobs uniu-se a um amigo, Steve Wozniak de 26 anos, gênio da eletrônica, e fundaram a Apple Computer Inc. Com pouco investimento, deram início à construção artesanal de computadores pessoais, tendo como sonho a popularização do computador para usuários privados. Com osucesso do produto, a Apple conseguiu investimentos, contratação de especialistas, parcerias, tornando-se uma empresa potente em poucos anos.

• O potencial de organização da Apple será apresentado através da estrutura de 7S desenvolvida por Richard Pascale e Anthony Athos2 que estudaram o sucesso de organizações japonesas no mercado americano. O modelo de 7S foi transformado em ferramentagerencial pela McKinsey, por isso é denominado Modelo 7S da McKinsey. Os sete fatores S são o que uma organização consegue reunir para se tornar excelente: estrutura (structure), sistemas (systems), estilo (style), equipe (staff), habilidades (skills), valores compartilhados (shared values) e estratégia (strategy).

• estrutura (structure), identifica-se, na Apple, um organograma simples e direto, tendocomo direções: engenharia, software, design, operações e vendas globais. As equipes são pequenas a fim de que o foco seja mantido. Jobs acredita firmemente que pequenas equipes de funcionários talentosos são muito melhores do que grupos maiores.

• sistemas (systems) no que tange a fluxos e a tomadas de decisões que geralmente são fundamentadas na observação do cliente para entender o que elequer, contudo sem o consultar, porque “muitas vezes as pessoas só sabem o que querem depois que você mostra a elas”. Jobs,

• estilo (style), a gestão de Jobs caracteriza-se por ser direta e incisiva. Exigente, detalhista e dedicado, provê a visão, estimula pessoas à argumentação, assim como ao desenvolvimento pessoal e profissional. Tem momentos de altos e baixos que vão de elogios a palavrasferinas, fornece feedbacks constantes a fim alinhar suas expectativas frente ao que estava sendo construído e exala a missão em suas ações, inspirando seus colaboradores a uma performance muito acima de sua capacidade. Concentra-se nas suas áreas de expertise, delegando todo o resto e, diante de um erro, trabalha arduamente para superá-lo. Na Apple, ele atua pessoalmente no desenvolvimento denovos produtos, supervisão do marketing e discursos de abertura. A Apple age sob sigilo a fim de evitar o efeito Osborne, quando uma empresa comete suicídio ao anunciar uma tecnologia avançada que ainda está em desenvolvimento antes que esteja pronta para ser vendida, seus líderes informam o essencial a quem realmente precisa da informação.

• equipe (staff), pode-se afirmar que elitista poressência, Jobs compõe o time profissional com pessoas altamente qualificadas, não admitindo menos que o melhor. “Ele não apenas escolhe grandes parceiros criativos, mas também traz à tona o que neles há de melhor”. A Apple oferece a seus funcionários em tempo integral opções de compra de ações como recompensa no momento que integra a empresa, assegurando que os empregados irão trabalhar com afinco...
tracking img