Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Estácio de Sá
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Turma 13







Síntese
Fracasso escolar:
Um sintoma social da contemporaneidade.Carolina Moreira de Oliveira
e
Natália dos Santos Emídio


29/11/2011
Síntese
Fracasso escolar:
Um sintoma social da contemporaneidade.

O tema “fracassoescolar” está muito ativo nas escolas de hoje, é uma patologia recente. Deparamo-nos com crianças que trazem na sua bagagem diversos tipos de sofrimentos, que em muitassituações são atropelados por pais e professores.
Temos escolas hoje que acabam subestimando o aluno e oferecendo a ele uma formação precária, impedindo que esse aluno tenha umconhecimento mais rico, levando-o ao desinteresse, o que faz com que esse aluno desmotivado busque o prazer em outros caminhos, principalmente na marginalização.
Então qualseria o papel da escola perante o fracasso escolar.
Seria formar jovens capazes de analisar criticamente a realidade, procurando uma maneira de agir para transformá-lapreservando as conquistas sociais e perpetuando as injustiças. Deve também passar conhecimento, mas orientar seus alunos para que não fiquem submergidos nas ondas dainformação.
Para que a escola esteja preparada para o próximo século deverá estar apoiada sobre aprendizagens fundamentais, que são os pilares da educação: aprender a conhecer;aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. Claro que seguindo as características próprias de sua região.
Então devemos sim quanto educadores, nos preocupar com ofuturo dessas escolas hoje, procurando criar e levar para as escolas onde passamos maneiras de trabalhar positivamente com as potencialidades e capacidades do educando.
tracking img