Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

FÍSICA I


2007

Física é uma ciência empírica, a ciência da medida. “Tenho afirmado frequentemente que, quando se pode medir aquilo de que se está falando e exprimir essa medida em números, fica-se sabendo algo a seu respeito; mas quando não se pode exprimí-la em números, o conhecimento é limitado e insatisfatório. Ele pode ser o começo do conhecimento, mas o pensamento terá avançadomuito pouco para o estágio científico, qualquer que seja o assunto”.(Lorde Kelvin, 1824-1907). • Objetivos da disciplina Física I: Levar o aluno a realizar e analisar medidas físicas, compreender o movimento e as leis que regem estes movimentos. Entender a relação entre trabalho e energia na geração de movimento. • Programa da disciplina: 1. Conceitos Básicos: Unidades. Grandezas físicas.Algarismos significativos. Tratamento de erros. 2. Vetores: Adição de vetores. Componentes de vetores. Produto de vetores. 3. Equilíbrio de uma Partícula: Equilíbrio, Primeira e Terceira Leis de Newton. Força de reação normal de uma
superfície. Forças de atrito.

4. 5. 6. 7. 8.

Movimento Retilíneo: Movimento retilíneo e uniforme. Movimento retilíneo uniformemente acelerado. Segunda Lei de Newton:Aplicações. Gravitação Universal: Força gravitacional. Movimento plano: Movimento de um projétil. Componentes da velocidade. Alcance e altura máxima. Movimento Circular e Uniforme: Período e frequência. Velocidades angular e escalar. Aceleração e força
centrípeta. Acoplamento de polias. Energia potencial gravitacional. Energia potencial elástica. Potência. Conservação da energia mecânica.

9.Trabalho e Energia: Trabalho realizado por uma força constante ou variável. Trabalho e energia cinética. 10. Impulso e Momento Linear: Relação entre impulso e momento linear. Impulso de força variável.
Conservação do momento linear. Colisões.



Bibliografia mínima: • YOUNG, H.D.; FREEDMAN, R.A. Física. São Paulo: Pearson, 2003, v. 1. • KELLER, F. J.; GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J. Física. SãoPaulo: Makron Books, 1999, v. 1. • NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. São Paulo: Edgard Blucher, 2002, v. 1 • HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1996. v. 1. • TIPLER, P.A. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999. v. 1. • HENNIES, C. E.; GUIMARÃES, W.O.N; ROVERSI, J.A. Problemas Experimentais emFísica. Campinas-SP: UNICAMP, 1993. v. 1 e 2.

2

Conceitos Básicos: • • Grandeza física – qualquer número ou conjunto de números usados para descrever quantitativamente um fenômeno físico. Escalar ou vetorial. Notação científica. a = b.10n onde a é um número real qualquer. b é um número, cujo módulo, é 1 ≤ b µC. N = força normal à superfície.

FE1 = F1 < FE máx Parado Exemplos

FE2 = F2 = FEmáx Prestes a se mover

F3 ≥ FC = µC N Em movimento

1. Um bloco, cujo peso é 500 N, está pendurado por cordas fixas no teto e na parede. Determine as tensões nas três cordas, supondo que o peso de cada uma delas seja desprezível.

10

2. O bloco A, de peso 500 N, repousa sobre um plano inclinado de 30o, sem atrito. O centro de gravidade do corpo está no centro. Uma corda flexível é presa aocentro da face direita do corpo, passa por uma roldana sem atrito e é ligada a um segundo bloco B. Supondo desprezíveis o peso da corda e o atrito na roldana, determine o peso do bloco B para que o sistema esteja em equilíbrio, isto é, para que permaneça em repouso ou se mova com velocidade constante, em qualquer sentido.

3. Um bloco de 100 N está sobre uma superfície horizontal. A força,paralela à superfície, aplicada neste bloco, pode ser aumentada até 40 N antes dele começar a se mover. Uma força de 20 N manterá o bloco em movimento a uma velocidade constante. Determine os coeficientes de atrito estático e cinético. 4. Um plano inclinado tem seu ângulo α ajustado de tal maneira que um bloco colocado em sua superfície escorrega para baixo com velocidade constante. Calcular o...
tracking img