Apostila TermoII

10237 palavras 41 páginas
CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Termodinâmica

Parte II – Termodinâmica:

Fundamentos do Equilíbrio de Fases

Profa. Dra. Sandra R. S. Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Eng. Química e Eng. de Alimentos
E-mail: sandra@enq.ufsc.br — Fone: (048) 331-9448

"Toda a ciência seria supérflua se a aparência exterior e a essência das coisas coincidissem diretamente"
Karl Marx

Fundamentos do Equilíbrio de Fases
Uma vez que muitas situações da vida cotidiana apresentam interações entre diferentes fases, é evidente que a termodinâmica do equilíbrio de fases é um assunto de extrema importância em muitas ciências, tanto física como biológica. Além disto, este estudo é de especial interesse para engenheiros químicos pois inúmeras operações industriais consistem do contato entre fases, dentre elas podemos citar a extração, adsorção, destilação e absorção, além de outras operações unitárias de interesse na indústria.
A termodinâmica do equilíbrio de fases é um assunto extremamente vasto, entretanto neste texto selecionamos alguns tópicos fundamentais para o cálculo do equilíbrio de fases, que serão abordados de forma a fornecer a base necessária para o estudo deste assunto. Assim, a proposta deste texto é apresentar um tratamento introdutório para o estudo de equilíbrio de fases, especificamente para o equilíbrio líquido-vapor (ELV), do ponto de vista do engenheiro químico. No Capítulo 1 são discutidos alguns diagramas de fases, para uma melhor compreensão gráfica da transição de fases, tanto para componentes puros como para sistemas binários. Os critérios de equilíbrio e estabilidade, necessários para os cálculos fundamentais do equilíbrio de fases são apresentados no Capítulo 2, que também descreve o emprego do potencial químico como critério de equilíbrio de fases.
Para a avaliação de sistemas complexos ou multicomponentes uma nova classe de propriedades termodinâmicas, as propriedades parciais molares (PPM), é definida no Capitulo 3,

Relacionados