APOSTILA EM BOM PORTUGU S 2015 1 Semestre

5015 palavras 21 páginas
1

EM BOM PORTUGUÊS
Dominar a linguagem oral e escrita é fundamental para o sucesso no mercado de trabalho. Cada vez mais, as grandes empresas exigem dos candidatos um bom vocabulário, boa escrita e facilidade de se comunicar em público. Falar e escrever corretamente, nos dias de hoje, têm sido tão importante quanto o domínio de uma especialidade técnica. Pode parecer injusto descartar um candidato com satisfatória formação na área pretendida porque seu currículo apresentou erros? Para a maioria dos profissionais da área de Recursos Humanos, NÃO. O mercado está repleto de bons profissionais que se preocupam com o aperfeiçoamento da sua capacidade de se comunicar. Certamente, esses candidatos se destacarão na apresentação de seu currículo, em entrevistas ou dinâmicas de grupo. É corrente, na atualidade, a necessidade de se aprender uma nova língua; mas não nos esqueçamos de fazer bom uso da nossa. No entanto, sabemos que essa pode ser uma tarefa difícil. Quem ousa dizer que não erra no uso da língua portuguesa? Os erros são frequentes, não é mesmo? Evitá-los como?
Devemos aceitar a premissa de que a gramática é um meio e não um fim. Ela ajuda, e muito, a escrever correto, a se expressar claramente, a falar sem transgressões. Ela fornece os meios de que necessitamos ou que procuramos para nossas expressões.
É lendo, ouvindo ou escrevendo que alguém sente ânimo e é atraído, ou quase instigado, a compreender o alcance, o valor, a utilidade e a relevância do uso das formas corretas.
Estudar português tem sido a dor de alguns, um peso para outros e, para bem poucos, prazer. Aprender português parece tarefa sem sentido, já que ninguém consegue mesmo dominar uma língua frequentemente taxada como difícil. Inúmeras e conhecidíssimas são as desculpas para o fato de se falar ou escrever mal em língua portuguesa.
Há um visível distanciamento entre a geração de nossos pais que, acredita-se, dominava o Português, e a de jovens profissionais e estudantes de hoje, sobre os quais

Relacionados