Apostila de xadrez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor Hilton Corrêa

CURIOSIDADE
“Sissa Brâmane ou filósofo indiano teria inventado o jogo de xadrez para curar o tédio do enfastiado rei Kaíde. Como este lhe houvesse prometido a recompensa que desejasse, Sissa pediu 1 grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, 2 pela segunda, 4 pela terceira, 8 pela quarta e assim sucessivamente, até chegar a 64a. casa. O rei ficou espantadoperante um pedido que lhe pareceu tão humilde e acendeu imediatamente à aparente insignificância da petição, mas ... Feitos os cálculos, verificou-se que todos os tesouros da Índia não eram suficientes para pagar a recompensa pedida”
Qual a quantidade Q de grãos pedidas? 18 446 744 073 709 551 615
HISTÓRIAS DO XADREZ
* Há um mistério e inúmeras lendas a respeito da origem do xadrez.* As primeiras descobertas arqueológicas relacionadas a um jogo semelhante ao xadrez datam do sexto século da nossa era e foram encontradas na Índia, aproximadamente no ano 570d.c..
* O nome desse jogo era Shaturanga e apesar das diferenças, é considerado o precursor do xadrez.
* Em princípio o Shaturanga era disputado por 4 jogadores, as casas do tabuleiro eram uni colores eutilizavam-se dados.
* À medida que o jogo foi sendo difundido, suas regras foram sendo modificadas, até chegarmos à versão hoje praticada.
* Os árabes foram responsáveis por sua por sua difusão no norte da África e sul da Europa.
* Nos países europeus banhados pelo Mediterrâneo, Portugal, Espanha, França e Itália, o xadrez recebe um grande impulso e suas regras sofrem várias modificações.* Deve-se ao francês Philidor, em seu livro “L’Analise”, publicado em 1749; uma das primeiras propostas de regulamento escrita sobre o jogo de xadrez, e está é muito semelhante às regras vigentes nos dias de hoje.
* Um marco na história do xadrez moderno é o “Torneio Internacional de Londres, de 1851”, realizado durante a importantíssima “Grande Exposição Internacional das Artes eIndústrias” iniciando um período que dura ate nossos dias.
* No final do século XIX, o xadrez experimentou um grande desenvolvimento e vários torneios foram organizados, assim com a literatura enxadrística ganhou história.
* Outro fato importante p/ o desenvolvimento do nosso esporte foi a fundação da FIDE (Fédénation Internationali des Échecs) durante o transcursos da Olimpíada de Paris, em1924. Sob o lema “Gens Una ” (Somos uma Família), ela agrupa organizações de todos os países, sendo apenas uma de cada, e conta atualmente com mais 150 filiados.
* No Brasil temos a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), filiada a FIDE e fundada em 6 de novembro de 1924.
* Cada estado conta c/ sua própria federação, em SC temos a FCX (Federação Catarinense de Xadrez, fundada em 16 deAgosto de 1953) e esta por vez, é filiada à CBX.
* Portanto, estas instituições organizam torneios em nível regional, nacional e internacional, sendo que o campeonato mundial é organizado pela FIDE.

Regras Básicas |
|
O xadrez é um esporte praticado entre duas pessoas, com o objetivo de dar o xeque-mate. Xeque-mate é uma expressão que vem do idioma persa e significa "o rei estámorto". Hoje em dia, costuma-se falar simplesmente mate, quando o rei adversário estiver atacado e não puder fugir. TABULEIRO O tabuleiro é o campo de batalha das peças. Sua forma é quadrada e possui 64 casas, brancas e pretas ou claras e escuras, dispostas alternadamente.  PEÇAS A partida é disputada por16 peças brancas e 16 peças pretas. Observe no diagrama a posição inicial das peças. As pretasna parte superior do tabuleiro, movimentando-se de cima para baixo. As brancas sempre começam a partida, que prossegue com lances alternados de pretas e brancas. Observe a correta posição dos reis na posição inicial: rei branco em casa preta e rei preto em casa branca. Na posição inicial temos na primeira fila, da esquerda para a direita: Torre, cavalo, bispo, dama, rei bispo cavalo e torre....
tracking img