Apostila de windows xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAETEC – Fundação de Apoio a Escola Técnica CETEP – Centro de Educação Tecnológica

Unidade Santa Cruz Informática Básica – Módulo I

APOSTILA Microsoft Windows XP

Centro de Informática

Microsoft Windows XP

Módulo I

Capítulo 1 – O Computador
INFORMÁTICA É uma ciência que estuda a melhor forma para o tratamento e organização de informações em computadores. Tratamento deinformações significa processar, selecionar, juntar e elaborar dados. A informática já se faz presente hoje, mudando hábitos normais de todo o cidadão. Exemplos: banco eletrônico, terminais de consultas, débitos por cartões, notícias que ligam o mundo em todos os sentidos, agilizando assim todos os setores da sociedade. MICROINFORMÁTICA A partir da década de 70, o homem se preocupou em simplificar eminiaturizar o computador, sem deixar de obter cada vez mais recursos. A partir dessa idéia desenvolveu-se a linha de computadores que convencionalmente chamamos de microcomputadores, ou PCs (personal Computar). O COMPUTADOR É a máquina que processa dados, tanto numéricos como não numéricos eletronicamente e que pode ser programada para realizar as mais diversas tarefas. Exemplos: processamento de textos,planejamento financeiro e cálculos orçamentários, criação, manipulação e armazenamento de vários tipos de informações, jogos, composição musical, etc. Os computadores datam dos anos 40, dos tempos da Segunda Guerra Mundial. O emprego crescente, a partir de então, dessas máquinas, deu origem logo cedo as designações Processamento Automático de Dados, Processamento Eletrônico de Dados ou,simplesmente, Processamento de Dados às operações que nela se apoiam. A partir dos anos 80 a utilização corrente dos computadores, deixou de ser privilégio de especialistas para passar ao domínio generalizado da sociedade: nessa época a terminologia “processamento de dados” cedeu lugar ao uso mais correto que hoje se faz do vocábulo informática, caracterizando procedimentos diversos que se apoiam nocomputador. Característica de Construção – Evolução Evolução dos sistemas convencionais baseados em princípios mecânicos ou eletromecânicos. • • • • • Ábaco Régua de cálculo Calculadora mecânica ou Pascalina Máquina analítica Colossus (1o computador eletromecânico)
EVOLUÇÃO

Cetep Santa Cruz Largo do Bodegão, 46 – CEP 23550-050 – Santa Cruz – (21) 3395-1007.

Microsoft Windows XP

Módulo ICom a evolução dos precursores sistemas convencionais, cujo funcionamento baseava-se em princípios mecânicos ou eletromecânicos, surgiram os modernos computadores baseados em circuitos eletrônicos, sucessivamente de 1a , 2 a , 3a e 4 a geração. Cada novo aperfeiçoamento faz aparecerem máquinas com maior velocidade de processamento, maior capacidade de memória, menor custo e menores dimensõesfísicas. • • • • • 1a Geração – Válvulas Eletrônicas – 1946 (ENIAC) 2a Geração – Transistores – 1949 3a Geração – Circuitos Integrados – 1963 4a Geração – Circuitos Integrados LSI – Miniaturização - 1972 5a Geração – Computadores auto-programáveis - ????

EVOLUÇÃO

TIPOS DE COMPUTADORES Os computadores se distinguem pela sua finalidade e porte, se dividindo ao longo desse período em seis tiposbásicos: MAINFRAME Conhecidos dos anos setenta, eram computadores de grandes empresas, realizando grandes tarefas e ocupando espaços formidáveis, como salas inteiras. COMPUTADORES EM REDE SERVIDORES E CLIENTES São computadores capazes de servir diversas máquinas ao mesmo tempo. Possibilitaram empresas difundirem a utilização do computador entre seus funcionários e setores. PC O Computador Pessoal é oresponsável pelo sucesso da informática entre as pessoas e empresas atualmente. Cada vez mais barato e acessível, realiza as principais tarefas rotineiras e as mais avançadas. É o objeto de nosso estudo. NOTEBOOK São computadores portáteis, cabem em uma pasta e são importantes para o trabalho de campo de um serviço ou a movimentação dos seus dados, pois podemos levá-lo a qualquer lugar. PALMTOP...
tracking img