Apostila de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA

Vocês sabem o que é sociologia? Muitos afirmam que é o estudo da sociedade, mas esta resposta é muito superficial. A sociologia é uma ciência que estuda os problemas sociais derivados dos fenômenos sociais. Fenômenos sociais são acontecimentos derivados de relações sociais e, quando estes acontecimentos causam desajustes para a vida em sociedade, temos os problemas sociais. Exemplode fenômeno social: a moda. Exemplo de problema social: bulimia, anorexia, vigorexia, suicídio.... O que isto quer dizer? Quer dizer que na sociedade há a interação social, ou seja, pessoas interagindo.

A relação social é, basicamente, de três tipos: * Relações de poder: Estudado pela esfera política. * Relações culturais: Conjunto subjacente a estrutura social. Estudado na esferaantropológica. * Relações de troca: estudado na esfera econômica. O administrador lida com estas três relações em seu trabalho. O bom administrador é um articulador de interesses dicotômicos e está submetido às relações de poder, sejam elas formais (hierarquia da empresa) ou informais (grupos que se formal independente do organograma da empresa). Essas relações de poder vão conformar valores específicos dentroda própria organização. Esses valores são expressos por símbolos, por isso falaremos de cultura organizacional. É preciso saber articular a sinergia da organização com o ambiente em que está
1

inserida, e para isso, as ferramentas oferecidas pela sociologia são de fundamental importância. Estes são alguns dos muitos exemplos de como a sociologia pode auxiliar a atuação do administrador.QUESTÕES PARA AUXILIAR NOS ESTUDOS 1) Explique, dando exemplos, o que é uma relação social. 2) Qual a importância da sociologia para o administrador? Explique.

2

UNIDADE 1- COMO SURGIU A SOCIOLOGIA

Para o surgimento da sociologia contribuíram diversos acontecimentos históricos tais como: O aparecimento de pensadores com idéias inovadoras tais como Descartes e Coperno, a transição dosistema feudal para o capitalista e mais precisamente a 1ª. Revolução Industrial, no campo econômico, e a Revolução Francesa no campo social e político.

1º ACONTECIMENTO: OS PENSADORES Até o século XVI, os fenômenos naturais eram explicados através da visão do sobrenatural, inclusive as crenças religiosas, ou seja, os períodos de seca, preponderantemente a chuva e o frio, entre outros, eram causadospelos “Deuses” que ora estavam felizes com os humanos e proporcionavam a eles períodos de fartura, ora estava irritados e os condenavam a um período de desgraça. Desta forma, a população não tinha controle sobre a natureza, pois este seria exercido por uma força superior e divina. A partir do século XVI, no ocidente europeu tal entendimento começou a se contestado pela sociedade. Passou-se aquestionar cada vez mais as explicações através do sobrenatural, e a acreditar-se que a adoção de métodos científicos através da observação e experimentação seria a única forma aceitável de explicarem-se não só os fenômenos naturais, mas também os sociais. (MARTINS, 1994). Surgiram, então, pensadores dedicados aos mais variáveis temas, os quais ensejaram excepcional desenvolvimento nos mais diversoscampos das ciências, da arte, do humanismo, entre outros. Assim é que no século XVII, um grupo de pensadores denominado racionalistas aplicava a razão e o livre exame para analisar a realidade. Estes pensadores acreditavam que todo homem é dotado de razão, ou seja, é capaz de analisar o mundo a sua volta. É a razão, pertencente à natureza humana que o diferencia dos outros animais e que lhe dácondições de pensar livremente. Os estudos dos racionalistas foram de suma importância para a libertação do homem do controle teológico e da tradição daquela sociedade mística e feudal. Cabe ressaltar que optamos em distinguir a divisa das transformações segundo os séculos apenas por motivos didáticos. As transformações ocorrem ao longo do tempo e até coexistem durante anos a fio tanto que ainda nos...
tracking img