Apostila de guitarra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 199 (49510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
ÍNDICE 02
HISTÓRIA DA GUITARRA 03
CONHECENDO SUA GUITARRA 05
TEORIA BÁSICA INTRODUTÓRIA 09
INTERVALOS 13
FORMAÇÃO DE ACORDES 17
LEI DE FORMAÇÃO DE ACORDES MAIS COMUNS 20
ESTUDO DOS ACORDES E CAMPO HARMÔNICO 22
AFINAÇÃO NA GUITARRA 25
TEORIA MUSICAL 29
COMO LER TRABLATURAS 34
POSTURA NA GUITARRA 43
ESCALAS 47
MODOS GREGOS 56
APLICAÇÃO DAS ESCALAS 59
ARPEJOS, HARMÔNICOS,TAPPING E HARMONIZAÇÃO 63
APRENDA A SOLAR 67
DEDOS MAIS ÁGEIS 73
EXERCÍCIOS DE MÃO E PUNHOS 75
IMPROVISAÇÃO 77
CROMATISMOS 78
SIMBOLOGIA E ACORDES 82
TIPOS DE ACORDES 98
ENCORDAMENTO 109
TOM E CAMPO HARMÔNICO 112
PROGRESSÃO HARMÔNICA 116
COMO TROCAR DE ACORDES 120
GLOSSÁRIO DOS TERMOS MAIS UTILIZADOS 121
A MELHOR MANEIRA DE CIFRAR 124
A IMPORTÂNCIA DO METRÔNOMO 126
ESCOLHENDO SUAGUITARRA 127
AJUSTANDO SEU INSTRUMENTO 129
CONCLUSÃO 134




História da Guitarra


A guitarra estabeleceu-se durante o século 20 como o mais popular instrumento do mundo. Por ser adaptável, portátil, atrativa e versátil, tem sido usada em um ilimitado número de estilos. É um dos mais práticos instrumentos de corda, para se tocar tanto solos quanto ritmo. O som da guitarra pode ser ouvido emtodos os países de todos os continentes, com uma inigualável diversidade.

Depois de mais de 150 anos, ela mudou radicalmente. De um pequeno instrumento com um som delicado, baixo volume, é agora rica em timbres e dinâmica. Alguns desenhos de guitarra, tem se tornado verdadeiros ícones, e ela tornou-se hoje um elemento essencial para a música. Originada na família dos instrumentos de cordasantigos, as primeiras guitarras, apareceram na Itália e na Espanha durante a Renascenssa, e daí espalhou-se gradativamente pela Europa. A Espanha é o berço da guitarra clássica moderna, que emergiu durante o século 19. Neste período ocorreu também o desenvolvimento das cordas de aço, e o aparecimentos de guitarras flat-top e das archtop na América do Norte. Os modelos elétricos foram lançados em 1930como resultado de experimentos com a amplificação de instrumentos. Durante o século 20 ocorre a popularização da guitarra em todo o mundo, e que coincide com o desenvolvimento das técnicas de gravação.

Hoje a guitarra é usada em uma grande variedade de formas e estilos de composição, aparecendo desde a música Barroca, passando pelo Jazz, Blues e até o Rock'n Roll. Certos gêneros musicais tem umaassociação imediata com a guitarra, em particular o flamenco, o country, o blues, o pop e o rock. Nos últimos 70 anos, a guitarra tornou-se o mais popular instrumento para solos e acompanhamentos, tanto para artistas solos, ou para banda.

No início do século 16, apareceu em um livro uma descrição, que seria para um instrumento chamado vihuela. Os compositores escreviam peças para seremexecutadas diante da Corte Real e dos membros da Aristocracia. Neste tempo, em muitos países da Europa, a guitarra era usada por músicos profissionais. Era também tocada como fundo para as apresentações teatrais.

Durante o século 18, o uso frequente do piano e de outros instrumentos de teclas afetaram a popularidade da guitarra. Entretanto, com o desenvolvimento de técnicas, e o surgimento de uma novageração de virtuosos, levaram ao ressurgimento da guitarra (fim do século 18 e início do 19). O uso de cordas únicas, ao invés de pares de cordas, facilitou a execução, e artistas como Dionisio Aguado, Mauro Giuliani e Fernando Sor produziram músicas repletas de virtuosismo.

Durante o século 19, a guitarra tornou-se mais popular, com vários métodos de execução, e com um grande repertório.Francisco Tarrega foi uma figura chave tanto como executor como professor. Neste tempo, novos instrumentos foram desenvolvidos por Antonio de Torres, que levaram a guitarra a um novo nível. Tarrega influenciou uma escola de artistas que fundaram a música clássica como conhecemos hoje. A música Flamenca da Espanha, ganhou destaque durante este século. Na América a guitarra tinha um importante lugar...
tracking img