Apostila de fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fotografia Digital

CAMERAS DIGITAIS - Introdução

Ao utilizarmos uma câmera fotográfica tradicional, alguns fatores são determinantes para obtermos o resultado desejado em nossas fotos. Dentre esses fatores, não é raro nos depararmos com situações onde o tipo de filme à ser utilizado é o maior responsável pela qualidade das fotos obtidas. Na fotografia digital o filme é a própriacâmera, ou seja, o conjunto que era formado por câmeras, filmes e laboratório de revelação deixa de existir e é substituído por apenas um novo elemento: a câmera digital. Apesar de óbvia, a constatação de que câmeras digitais NÃO usam filmes é de extrema relevância quando comparamos o "mundo analógico" com o "mundo digital".
Ao batermos uma foto no mundo analógico - leia-se "de fotografiaconvencional", a boa qualidade da foto depende de fatores como o equipamento utilizado, como o mesmo está configurado para o momento, o tipo de filme, a luminosidade do local, a existência ou não de movimento, a distância, uma boa revelação entre outros. Além disso, a experiência do fotógrafo em adequar corretamente o conjunto faz a diferença entre uma boa foto e um resultado apenas regular. Antes delançar qualquer novo produto no mercado, principalmente os de baixo custo, a maioria dos fabricantes de câmeras analógicas, digitais e filmes trabalham na relação de "custo/benefício" de seus produtos baseados em pesquisas com seus usuários sobre a utilização dos mesmos. A soma dessas variáveis quase sempre levam os grandes "players" do mercado à fabricação de produtos automáticos e/ou limitados emrecursos, "atendendo" a maioria dos usuários. Essa estratégia é muito generalista e nem sempre proporciona bons resultados para quem compra, principalmente para usuários que possuem noções básicas de fotografia. Câmeras que saem previamente configuradas de fábrica para fotografar em ambientes de alta luminosidade obviamente não conseguem bons resultados em ambientes de pouca luz.Esse tipo de situaçãoé apenas um exemplo dos problemas encontrados em câmeras automáticas de baixo custo. Estatísticas mostram ainda que mesmo alguns fotógrafos "profissionais" nem sempre tem a preocupação em adequar seu material de trabalho aos fatores citados acima, sub-utilizando equipamentos caríssimos e mantendo ajustes automáticos previamente configurados, em trabalhos que exigiriam uma configuração mais"apurada" do equipamento.
No mundo digital esse problema também existe, valendo a regra: Quanto maior o conhecimento do usuário sobre sua câmera e suas possibilidades de uso, melhor serão as fotos obtidas.
Como já foi dito, os fatores que determinam a realização de boas fotos no mundo digital e analógico são basicamente os mesmos, com exceção de um componente: o filme, que deixa de existir no mundodigital e é substituído por componentes de captação de imagens incorporados à câmera digital. O principal responsável pela captação de imagens é o CCD (charge-coupled device), um chip sensível a luz que capta, armazena e exibe dados de uma imagem, processando e convertendo cada pixel (ponto que compõe uma imagem) de cor diferente numa carga elétrica de intensidade única. Assim, numa câmeradigital que suporta até 65.535 cores, o CCD armazena e recupera um valor individual para cada cor, mantendo assim as cores e características originais de cada foto. Além de câmeras digitais, o CCD também é utilizado em filmadoras, telescópios, scanners, leitores de código de barras, fotos de satélites, entre outros. Recursos como a quantidade de CCDs disponíveis, resolução das fotos, forma dearmazenamento, os tipos de lentes e filtros que podem ser utilizados ou acoplados opcionalmente, etc.. somados à correta configuração e utilização dos mesmos são os fatores relevantes que determinam a qualidade das fotos digitais.
Resumindo: A quantidade de recursos disponíveis e incorporados à cada câmera digital oneram diretamente os custos de fabricação das mesmas e conseqüentemente são...
tracking img