Apostila de apicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila Explicativa sobre Apicultura




O que é apicultura?
É o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real e própolis.
Qual é o papel do apicultor?
O apicultor é a pessoa que se encarrega de cultivar osprodutos proporcionados pelas abelhas, sabendo qual é o melhor momento para colher o mel e que quantidade pode extrair sem prejudicar as abelhas. Tira unicamente os favos que contêm mel maduro e os coloca em uma máquina centrífuga, que extrai o mel sem quebrar os favos, que podem ser utilizados novamente. Antes de engarrafá-lo, o apicultor filtra-o para que o mel fique livre dos restos de cera.Como conseguir as abelhas?
Para começar sua criação há três maneiras diferentes de conseguir abelhas:
• Comprando colônias de apicultores comerciais: é uma maneira bastante cômoda, mas pode não ser financeiramente viável para o produtor que pretende expandir sua criação, além de impossibilitar que o apicultor desenvolva experiências. Por outro lado, este sistema é bastante prático e simples;
•Atraindo famílias em enxameação para caixas – ou armadilhas – iscas: para os apicultores mais experimentados este sistema é o mais indicado, pois se desenvolvem mais rapidamente. Vários apicultores garantem que as abelhas que aceitam caixas-iscas são menos agressivas que as capturadas na natureza, e mais fáceis de serem trabalhadas. A desvantagem deste sistema está na limitação e expansão do apiário,uma vez que não se pode prever quantas colônias poderão ser atraídas para as caixas – iscas;
• Capturando colméias em estado natural: processo pelo qual removem-se famílias inteiras de seu habitat natural, como cupins, troncos ocos de árvores, telhados, pneus, assoalhos, muros etc. É o processo mais trabalhoso, porém apresenta várias vantagens: é barato, possibilita rápida expansão do apiário econsequente aumento de produção, e coloca o produtor em contato direto com as abelhas, proporcionando-lhe uma vivência que será muito útil no manuseio de suas colméias, no dia a dia.
De fato, na operação de captura de enxames na natureza é, possivelmente, a melhor instrução que o apicultor iniciante pode ter. Para um bom número de apicultores, aliás, a captura do enxame é a primeira oportunidadede contato com as abelhas.
Como instalar um apiário?
O local deve estar limpo, plano, nivelado e seco, com fácil acesso e protegido dos ventos fortes e frios. Deverá ser instalado num local bem ensolarado, fazendo com que a caixa fique com a parte da frente exposta a norte ou oeste, recebendo os ventos mais quentes. Se a região for quente, prefira uma exposição mais fresca; se a região for maissombreada, prefira a exposição ao sul ou nascente.
A vegetação deverá ser abundante, já que um apiário pode explorar uma extensão de terra superior a 30 km², por isso a importância de estar atento à densidade populacional das abelhas. O apiário deverá também estar próximo de néctar e pólen, produtos essenciais para o desenvolvimento de suas colméias. Estes podem ser obtidos através do PastoApícola (flores) e da cultura agrícola (plantio de frutas). O uso de produtos químicos pode matar as abelhas e/ou poluir o mel.
O apiário deve ficar distante de moradias, estradas, vias públicas e animais, mantendo uma distância de aproximadamente acima de 250 metros (ideal de 500 metros). Ele deve ficar próximo de rios, nascentes, porque as abelhas necessitam de muita água para manutenção de suacolônia.
A área do apiário deve ser dimensionada conforme o número de colméias, o manejo fica facilitado com um grupo de 15 a 20 colméias.
A área deve ser capinada e limpa de toda a vegetação rasteira. Faça o nivelamento do terreno, para que a colocação dos cavaletes fique firme no chão.
Coloque os cavaletes individualmente, com distância entre as caixas de 2 a 3 metros umas das outras. Os...
tracking img