Apostila biosseguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO NOS PROTEGER DURANTE O NOSSO TRABALHO EM SAÚDE

Durante o desenvolvimento de nosso trabalho na área da saúde, tanto no atendimento direto ao paciente ou nas atividades de apoio, entramos em contato com material biológico. Como material biológico, nos referimos a sangue, secreções e excreções tipo vômito, urina, fezes, sêmen, leite materno, escarro, saliva e outros fluidos corporais.
Pornão sabermos se os germes estão ou não presentes nestes equipamentos, vamos sempre considerá-los contaminados. Desta forma, na nossa rotina de trabalho sempre devemos estar conscientes da importância de nos protegermos ao manipularmos materiais, artigos, resíduos e ambiente sujos de sangue e/ou secreções.
Para nossa proteção usaremos as precauções padrão, que são cuidados e equipamentos que irãobloquear a transmissão de microrganismos evitando a nossa contaminação, a dos pacientes e do ambiente de trabalho.
Precauções Padrão
Lavagem das Mãos
* A lavagem rotineira das mãos com água e sabão, elimina além da sujidade (sujeira) visível ou não, todos os microrganismos que se aderem a pele durante o desenvolvimento de nossas atividade mesmo estando a mão enluvada.
* A lavagem dasmãos é a principal medida de bloqueio da transmissão de germes.
* Devemos lavar as mãos sempre, antes de iniciarmos uma atividade e logo após seu término, assim como fazemos em nosso dia a dia antes das refeições e após a ida ao banheiro.
Manipulação de Instrumentos e Materiais
* Os instrumentos e materiais sujos com sangue, fluidos corporais, secreções e excreções devem ser manuseados demodo a prevenir a contaminação da pele e mucosas (olhos, nariz e boca), roupas, e ainda, prevenir a transferência de microrganismos para outros pacientes e ambiente.
* Todos os instrumentos reutilizados têm rotina de reprocessamento.
* Verifique para que estes estejam limpos ou desinfetados/ esterilizados adequadamente antes do uso em outro paciente ou profissional.
* Confira se osmateriais descartáveis de uso único estão sendo realmente descartados e se em local apropriado.
Manipulação de Materiais Cortantes e de Punção
* Ao manusear, limpar, transportar ou descartar agulhas, lâminas de barbear, tesouras e outros instrumentos de corte, tenha cuidado para não se acidentar.
* Eles devem ser descartados em caixas apropriadas, rígidas e impermeáveis que devem sercolocado próximo a área em que os materiais são usados.
* Nunca reencapar agulhas após o uso. Não remova com as mãos agulhas usadas das seringas descartáveis e não as quebre ou entorte.
Ambiente e Equipamentos
* Toda a unidade de saúde deve ter rotinas de limpeza e desinfecção de superfícies do ambiente e de equipamentos. Colabore na supervisão para conferir se estas medidas estão sendoseguidas.
Roupas e Campos de Uso no Paciente
* Manipule e transporte as roupas sujas com sangue, fluidos corporais, secreções e excreções com cuidado.
* Transporte-as em sacos plásticos.
* Os serviços de saúde que utilizam rouparia e campos reutilizáveis devem ter um sistema de lavanderia, própria ou terceirizada que garanta a desinfecção destas roupas.
Vacinação
* Todos osprofissionais de saúde devem estar vacinados contra a hepatite B e o tétano.
* Estas vacinas estão disponíveis na rede pública municipal.
Luvas
* As luvas protegem de sujidade grosseira. Elas devem ser usadas em procedimentos que envolvam sangue, fluidos corporais, secreções, excreções (exceto suor), membranas mucosas, pele não íntegra e durante a manipulação de artigos contaminados.
* Asluvas devem ser trocadas após contato com material biológico, entre as tarefas e procedimentos num mesmo paciente, pois podem conter uma alta concentração de microrganismos.
* Remova as luvas logo após usá-las, antes de tocar em artigos e superfícies sem material biológico e antes de atender outro paciente, evitando a dispersão de microrganismos ou material biológico aderido nas luvas.
*...
tracking img