Biometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA”.

Ciência da Computação
APS- CC6P48

Alunos:

JONATHAN GUILHERME DE SOUZA SANTOS RA: A4238i-2
DANILO A. PEREIRA RA: A5787E-6
GUILHERME GERALDO LEMES RA: A406BC-4
ÍNDICE


1. OBJETIVO 1
2. INTRODUÇÃO 23. FUNDAMENTOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS BIOMÉTRICAS 5
4. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO 11
5. PROJETO E ESTRUTURA DO PROGRAMA 16
6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
7. CÓDIGO FONTE 21

1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é o estudo sobre o que é biometria, seus objetivos, ideias, funcionamento, entre outros aspectos demonstrando de forma clara e concreta. Neste trabalho sedescreve também a importância que a biometria vem obtendo no mundo atualmente.
Alguns tópicos serão abordados para o entendimento geral do assunto e melhor descrição, podendo assim compreender, e visualizar melhor esta ideia.
É atual a necessidade crescente de um maior controle da identificação sobre os indivíduos, pois os métodos corriqueiros, muitas vezes, podem ser, e são burlados. Assimsendo, a biometria tem como principal propósito a segurança.
Com o aumento cada dia maior da Tecnologia da Informação, e das comunicações em sistemas de Informações em organizações, notou-se o grande investimento em questões de segurança, e autenticação dos usuários, pois o acesso indevido a certas informações pode provocar grandes prejuízos para empresa. Com isso buscam-se mecanismos que procurediminuir riscos relacionados a furtos e fraudes das informações. Neste trabalho será descrito uma técnica cada vez mais utilizada pelas empresas, chamada biometria, pois entre as tecnologias mais relacionadas à “Segurança da Informação”, ela tem se tornado uma das mais efetivas e com um futuro promissor para os usuários que necessitam de uma autenticação mais segura.
Uma importante dissertaçãoneste trabalho também é sobre a história da biometria e como ela surgiu, vendo também como foi se aprimorando ao passar dos anos até o presente momento. Parte fundamental na apresentação deste trabalho é mostrar como ela se aplica atualmente, suas novas tecnologias, modificação do conceito, e o impacto com a evolução da tecnologia que causou em grandes aspectos como na segurança.
O focoprocurado para demonstrar a biometria também é o da programação, analisando a fundo métodos e funções, visando o desenvolvimento para poder usar o recurso da biometria. Desejamos aqui mostrar o desenvolvimento de um software de biometria para que também tenhamos uma melhor visão sobre esses conceitos e o entendimento de como programar uma ferramenta importante como essa nos dias de hoje.
2. INTRODUÇÃOFigura 1. Descrição sobre Biometria

A biometria, expressão em uso desde o início do Século XX, trata do estudo e análise estatística de fenômenos quantitativos ligados a objetos de estudo das ciências biológicas.
Mais recentemente, a expressão passou a ser também utilizada para designar as novas tecnologias da moderna ciência da informação, hoje utilizada para a identificação humana apartir da análise de características individuais. Esse é o caso da identificação pela estrutura da íris ou retina, bem como da análise da imagem facial. Nesse contexto, os sistemas biométricos são processos automatizados de identificação, estando baseados nas características fisiológicas ou comportamentais dos seres humanos.
Aceita pela primeira vez como método científico de identificação no finaldo século XVIII, a biometria, ou como era chamada na época, antropometria, usava as medidas de partes do corpo na catalogação de tipos humanos. Hoje, calcada em muitos anos de evolução tecnológica, é considerada uma das formas mais eficazes para comprovar a identidade de um indivíduo.
No século II A.C., os governantes chineses já usavam as impressões digitais para lacrar documentos importantes....
tracking img