Apostila belgo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de Fabricação Belgo 50 e Belgo 60

Introdução
A segurança de uma edificação está diretamente ligada à qualidade dos produtos utilizados e à sua correta aplicação pela mão-de-obra contratada. Uma das formas de auxiliar o usuário a obter esta segurança é com a divulgação de normas técnicas sobre a especificação desses produtos e os cuidados principais exigidos na manipulação dosmesmos. O objetivo da Belgo é dar este auxílio através da divulgação das etapas principais de produção do aço, desde a matéria-prima até o produto final, e o trabalho dos laboratórios químico e de ensaios mecânicos, onde são realizados os ensaios para acompanhamento da produção e liberação do produto. Estes vão garantir o atendimento às exigências das Normas. Também são tratadas aqui as característicasprincipais da Norma NBR 7480 – "Barras e fios de aço destinados a armaduras de concreto armado" – publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e que especifica os aços de categoria CA25, CA50 e CA60.

Índice
Matéria-prima Aciaria Laminação CA50 Soldável Trefilação Especificações e Características Massa linear Características Mecânicas Ensaio de tração CaracterísticasMecânicas Dobramento Nervuras, Entalhes e Gravação

1 2 5 8 9 10 11

13

16 19

Especificações
1. ABNT NBR 7480 – Barras e fios de aço destinados a armaduras de concreto armado. 2. ABNT NBR 6118 – Projeto e execução de obras de concreto armado – Procedimento. 3. ABNT NBR 6152 - Materiais metálicos – Determinação das propriedades mecânicas à tração – Método de ensaio. 4. ABNT NBR 6153 – Produtosmetálicos – ensaio de dobramento semiguiado – Método de ensaio.

Matéria-prima
Matéria-prima
Existem vários tipos de matérias-primas disponíveis para a fabricação do aço. Todavia, devido ao seu menor custo, maior disponibilidade, e por ser reciclável, a matéria-prima básica para a produção de barras e fios de aço para armadura de concreto é a sucata. Esta sucata, rigorosamente selecionada, éconstituída por retalhos de chapas metálicas, cavacos de usinagem, latarias de carros usados, peças de aço e ferro de equipamentos em desuso, e outros. A utilização de sucata gera um produto final de melhor desempenho na construção civil. Os elementos químicos residuais normalmente existentes em maior porcentagem na sucata, tais como níquel, cromo e estanho, entre outros, fazem com que se obtenhammateriais com características mecânicas mais altas quando comparados com aços provenientes da matéria-prima minério de ferro. A sucata recebida é separada por tipo (pesada, leve, cavaco de aço, cavaco de ferro, chaparia) e armazenada em locais específicos. A sucata é devidamente preparada para utilização, sendo que as de menor densidade são enviadas para prensagem, aumentando, assim, seu pesoespecífico e melhorando o rendimento energético do forno elétrico de fusão. Outras matérias-primas utilizadas durante o processo são: • Ferro gusa, que é um produto siderúrgico obtido através da redução do minério de ferro, e tem a função de adicionar carbono, ferro e silício ao produto. O carbono e o silício são importantes fontes de energia para o processo, através de sua oxidação gerada após osopro de oxigênio. • Ferroligas: (ferro manganês, ferro silício-manganês, ferro silício etc.) utilizados para ajuste da composição química do aço e conferir as características mecânicas necessárias. • Cal: atua como escorificante, retendo as impurezas do metal e formando a escória, e também atuando na proteção do refratário do forno contra ataques químicos. • Oxigênio: utilizado para reduzir o teor decarbono do aço e diminuir o tempo de fusão, sendo esta uma fonte de calor para o processo. Em todo o mundo o processo de fabricação de aços para a construção civil é similar. Esta similaridade é referente a: • Processos de fabricação • Matérias-primas utilizadas (sucata, gusa e outros) • Equipamentos de Aciaria, Laminação e Trefilação.

1

Aciaria
Fluxo de Produção da Aciaria

Aciaria...
tracking img