Apologia de socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da Apologia de socrates internet

Sócrates começa sua defesa chamando a atenção dos cidadãosatenienses em relação às acusações que contra si foram feitas. Ele diz quetodas as acusaçõesfeitas contra ele são mentirosas, principalmente quandoseus acusadores alertam ao povo para que tomem cuidado com ele, pois,dizem os mesmos que se trata de homem hábil no falar.
Sócrates diz aos cidadãosatenienses que, se dizer a verdade é ser um bom orador, então ele é um bom orador. Diz ele que seu discurso não serácheio de palavras enfeitadas e persuasivas, mas conterá palavras simples quelhevierem à boca. Pede desculpas pelas palavras simples, pois, nunca seapresentou diante de um tribunal e não sabe se utilizar de linguagemcompatível com o tribunal. Apesar dele não se julgar um bomorador,solicita aos cidadãos atenienses que julguem com justiça, analisando se asua defesa é justa ou não,pois a justiça deve ser a virtude do juiz e doorador.
Sócrates diz que seus acusadores são muitos eirá primeiro sedefender dos seus primeiros acusadores e depois se defenderá dos últimos.Diz ele temer mais os primeiros acusadores, pois esses influenciaram amaior parte dos cidadãos atenienses desdeque os mesmos eram crianças,eles colocavam nas cabeças das crianças, através de mentiras, que Sócratesera homem douto e especulador das coisas celestes e investigador dassubterrâneas, fazia tornarmais forte a razão mais fraca, subvertendo astradições e negando os deuses. Diz ele que esses acusadores são muitos einfluenciaram os cidadãos atenienses na idadeem que eles mais estavam propensos aacreditar nas mentiras que contra ele eram ditas.
Ele acusa esses de invejosos e caluniadores, dizia estar combatendocom as sombras, pois seus acusadores não podiam ser abordados, nemcompareciam aotribunal.
A defesa de Sócrates era difícil, pois deveria em poucas horasconvencer os cidadãos atenienses das mentiras que lhes foram ditas durantegrande período de tempo, mas que seja feita a vontade de...
tracking img