Apologia da historia ou o oficio do historiador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Imigração e gênero: estudo antropológico das transformações e permanencias das tradições culturais japonesas em Duartina (1930-1970).

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é entender astransformações ocorridas na presença japonesa no município de Duartina entre os anos de 1930 e 1970. Dentre as transformações serão abordadas a figura feminina no espaço familiar e publico. Neste caso, como era aorganização familiar japonesa e qual o papel da mulher nessa organização e como estas relaçoes se transportavam para a esfera pública.

Introdução:
Desde 18 junho de 1908 o Brasil nunca mais foi omesmo: uma nova e rica cultura penetrou, trazendo consigo muitas riquezas em costumes, hábitos e conhecimento. Os japoneses vieram de diversas regiões do Japão, movidos por diversos sentimentos, aspropagandas do governo brasileiro, eram as mais tentadoras da época: ficariam ricos em terras brasileiras e depois voltariam para que assim modificassem seus antigos moldes econômicos vivenciados.Inseridos no quadro da expansão cafeeira que transformou as paisagens do que é hoje o centro-oeste paulista, os colonos japoneses contribuiram para a formação cidades que surgiam com o avanço docultivo do café.
O principal objetivo desse trabalho foi verificar a fixação dessas culturas em terras brasileiras nunca vistas, a família era ponto crucial, no qual homens, mulheres e criançasdesempenhavam importantes papeis. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica em materiais de meio impresso como livros, principalmente periódicos da área Antropologia e materiais de meio eletrônico, comosites da Internet e, sobretudo em trabalhos em campo como entrevistas. Os resultados apontaram a sofrida e readaptação das famílias japonesas que resistiram aos processos econômicos que o Brasilatravessava na época, mantendo laços lingüísticos e principalmente religiosos.

Objetivo geral:
Entender como era a a participação feminina na organização familiar dos imigrantes japoneses no...
tracking img